Vacinômetro: veja quantas vacinas o governo já entregou para cada município

Com o objetivo de garantir a transparência no processo de divulgação dos dados de vacinados contra a Covid-19, no estado o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), torna público o quantitativo de vacinas que entregou para cada município. Esses dados podem ser acessados  pelo site do Vacinômetro.

Segundo o diretor de Epidemiologia, da Sespa, Bruno Pinheiro, o site do Vacinômetro está sendo aperfeiçoado para aprimorar ainda mais a divulgação dos quantitativo de vacinas encaminhadas e dados de vacinados por município.

“Estamos modelando o sistema para informar os dados de quantidades de vacinas por município. Será possível identificar as quantidades de doses que foram enviadas pelo Estado; as doses que os municípios informaram que foram aplicadas, pelo nosso formulário online; e as doses que os municípios informaram no sistema do Ministério da saúde (SIPNI-MS)”.

Para garantir que as vacinas chegassem a todos os cantos do estado o mais rápido possível, o Governo do Pará realizou a entrega das vacinas nas 13 Regionais de Saúde e em menos de 24h depois da chegada das remessas ao estado todos os 144 municípios do Pará já haviam recebido as doses de vacinas respectivas.

Vacinômetro

O Vacinômetro, ferramenta digital desenvolvida pelo Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), permite à população acompanhar o número de pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19 no Estado, é abastecido com dados do sistema do Ministério da Saúde e este sistema, por sua vez, é alimentado pelos dados de vacinação fornecidos pelas secretarias municipais de saúde.

Tendo em vista que o site do Ministério da Saúde esteve instável nos últimos dias, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), no intuito de não deixar a população sem informações, levou em consideração os dados sobre vacinação fornecidos através das regionais de saúde, pelos municípios do Estado.

“Inicialmente, devido à instabilidade que o site do Ministério da Saúde apresentava na coleta, consolidação e disponibilidade dos dados, o Estado do Pará, seguindo metodologia de outros estados da federação, adotou um formulário de coleta online com o consolidado diário informado pelos próprios municípios, por isso houve uma divergência de dados”, explicou o diretor de Vigilância em Saúde, Denilson Feitosa.

“Atualmente o Vacinômetro está em consonância com o sistema do Ministério da Saúde, os dados devem ser atualizados e equiparados diariamente e a ferramenta está sendo aprimorada a cada dia para evitar outras instabilidades”, concluiu o diretor de Vigilância.

Dados 

Até às 14h30 desta terça-feira (3) foi registrado no site do Vacinômetro que 59.780 pessoas foram vacinadas. Desse total 57.227 são profissionais de Saúde, 1.984 são indígenas aldeados e 569 são idosos que vivem em instituições de longa permanência.

RG 15 / O Impacto com Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *