Detran atua na fiscalização de trânsito e orientação preventiva contra a Covid-19 em Santarém

Desde o início da vigência do lockdown em Santarém, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran/PA) atua além da fiscalização de trânsito, priorizando também o trabalho de orientação preventiva contra a Covid-19. Em três dias de restrições mais severas, já foram realizadas mais de 100 autuações.

Segundo o coordenador da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Marlon Azevedo, o trabalho é desenvolvido de maneira integrada junto a outros órgãos, sobretudo, de segurança pública, como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Transportes. Na manhã desta terça (2), foi realizada uma reunião entre os agentes para discutir estratégias e planejamento para as próximas ações.

“Os agentes são experientes, já conhecem os pontos mais críticos, as principais abordagens e vias, o que ajuda a fortalecer a nossa atuação, especialmente neste momento de lockdown, em que todos precisam estar empenhados na conscientização da população para que fiquem em casa e juntos consigamos combater a Covid-19 na nossa região”, ressalta o coordenador, Marlon Azevedo.

A atuação para o ordenamento do trânsito busca, também, maior conscientização e segurança no tráfego, por meio da direção defensivaFoto: Pedro Guerreiro / Ag.Pará

Na segunda-feira (1º), foram realizadas rondas nas PAs 457 e 453 e nas avenidas Moaçara, Sérgio Henn e Rui Barbosa, com 12 autuações sem abordagem direta. Na terça (2), foram fiscalizados quatro trechos (Avenidas Moaçara, Sérgio Henn, Tapajós e Fernando Guilhon), com 60 autuações feitas através de abordagens diretas.

Já na quarta (3), as operações de fiscalização em Santarém foram realizadas nas Avenidas Moaçara e Curuá-Una e Travessa Tancredo Neves, com 35 autuações. Não foram registrados acidentes, nem furto ou roubo de veículos.

“É necessária a atuação presente e integrada dos órgãos nas ruas da cidade para conter o fluxo de pessoas nas vias urbanas. A expectativa é que, com as rondas preventivas e as operações de fiscalização, a circulação da população comece a diminuir nos próximos dias”, ressalta Marlon Azevedo.

Além da efetivação do decreto de lockdown – quando os agentes verificam se o condutor realiza algum trabalho essencial ou não – as principais ocorrências identificadas são o não uso de cinto de segurança, uso de celular no trânsito, verificação de documentação do veículo e do condutor.

Como Santarém é uma cidade praiana serão realizadas operações também nos finais de semana ao longo das rodovias que dão acesso às praias da região. “Estamos fazendo o planejamento dessas ações tanto de maneira individual como de forma integrada com outros órgãos para garantir maior conscientização e segurança no trânsito”, finaliza o coordenador.

RG 15 / O Impacto com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *