Em 2021 já foram apreendidos mais de 400 kg de maconha em todo o Pará

A operação permanente “Polícia Mais Forte” vem permitindo aos agentes da Polícia Militar aumentar a apreensão de drogas pelo Estado, especialmente em municípios das regiões Nordeste e Sudeste. Só nos primeiros 15 dias de fevereiro foram descobertos mais de 40 mil pés de maconha em Tailândia, Moju e Cachoeira do Piriá, além de tabletes da droga prensada, sementes e armas caseiras. Até agora, a PM já apreendeu 412,8 quilos de maconha em todo o Pará – somente em Tailândia e Moju foram apreendidos 314,15 kg, o que representa mais de 76% do total já apreendido nestes primeiros meses do ano.

De acordo com o tenente-coronel PM Henrique Pereira, do Departamento Geral de Operações, a “Polícia Mais Forte” se baseia em uma distribuição estratégica institucional voltada ao policiamento ostensivo, para que mais de 60% da cota de gratificação de complementação de jornada operacional que o governo do Estado usa para comprar as folgas dos agentes seja destinada a garantir o efetivo necessário para colocar a operação nas ruas.

“O incremento também é de viaturas, em cerca de 50%, no horário mais crítico da mancha criminal, e em 52 municípios onde a incidência de crimes é maior, de segunda a segunda. A gente atribui o sucesso da operação justamente à credibilidade da população, que começa a nos passar informações privilegiadas, não só pelo contato pessoal, mas também pelos canais oficiais de denúncia. Isso permite que a expertise dos PMs seja direcionado para diligências bem sucedidas, também com o apoio da Polícia Civil”, informa o tenente-coronel.

Tailândia – Durante uma ação realizada no domingo (14), agentes da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (6ª CIPM) localizaram uma plantação com quase 25 mil pés de maconha no município de Tailândia, no Sudeste. Em razão do volume, os militares tiveram que incinerar a maior parte da droga no local.

Moju – No último dia 8, a 8ª CIPM encontrou três plantios de maconha, com mais de 15 mil pés. Dois homens que trabalhavam no cultivo da droga foram presos em flagrante. Os policiais realizavam diversas ações de combate ao tráfico de drogas e de destruição de plantações de maconha em zonas rurais quando chegaram à Vila de Itaperuçu, a em Moju. Após diversas incursões pela mata, os policiais encontraram as três plantações e barracas onde estavam mais sementes da planta, além de materiais usados para prensar a droga.

Cachoeira do Piriá – No dia 06 de fevereiro, cerca de 20 pés de maconha foram apreendidos por militares do 74º Posto Policial Destacado – 11º Batalhão – na vila de Alto Bonito do Gurupi, no município de Cachoeira do Piriá, no Nordeste paraense. No mesmo final de semana, a unidade policial apreendeu na localidade armas caseiras e uma garrafa com aproximadamente um quilo de sementes de maconha. Um homem foi preso.

RG 15 / O Impacto com Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *