Inscrições para o Prosel 2021 da Uepa iniciam hoje

Nesta quinta-feira (18) iniciam as inscrições ao Processo Seletivo da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que devem ser realizadas exclusivamente de forma online até o dia 11 de março. Aos interessados em concorrer a uma vaga nos cursos ofertados pela Uepa, é indispensável comprovar a participação no Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem).

No Prosel 2021, a Uepa oferta 3.838 vagas em cursos nas áreas de Ciências Naturais e Tecnologias, Ciências Biológicas e Ciências Sociais e Educação, em 21 campi da Universidade, localizados em 17 municípios do Estado. O primeiro semestre de 2021 terá início em agosto. No entanto, a Universidade fará um ajuste no calendário para não prejudicar os futuros alunos.

Este ano a Uepa traz o curso de Bacharelado em Fonoaudiologia, e será a primeira instituição pública a ofertá-lo no Pará. Na primeira turma, serão 30 vagas e o curso funcionará no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), em Belém. A carga horária total é de 4.872 horas e o curso está organizado em dez semestres, com dois anos destinados exclusivamente ao estágio profissionalizante.

De acordo com a professora Ana Irene Oliveira, integrante da equipe responsável pela elaboração do Projeto Pedagógico do Curso, um dos diferenciais do Bacharelado em Fonoaudiologia da Uepa é a formação em cinco anos com práticas na comunidade desde o primeiro semestre.

“Além disso, a proposta pedagógica se assenta na Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e Metodologias Ativas de Ensino, através de Sessões Tutoriais, Práticas de Habilidades e Práticas de Ensino na Comunidade”, detalha a professora.

Ana Irene informa que uma parte da prática clínica será realizada no Complexo Policlínico da Universidade, que possui como clínica-escola a Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), que desde 2019 expandiu os serviços, habilitando-se também em deficiência auditiva.

MÚSICA

Outra novidade do Prosel 2021 é a oferta da Licenciatura em Música no Campus XXI da Uepa, em Bragança. A pró-reitora de Graduação, Ana da Conceição Oliveira, diz que o curso iniciará com 20 vagas, “para ser bem acompanhado, bem avaliado”. Trata-se do primeiro a ser ofertado no campus. O professor responsável pela coordenação do Campus XXI, Cláudio Trindade, afirma que o Curso de Música atende a uma demanda expressiva da população local.

“Durante o ano de 2019, houve uma oferta frequente de cursos de extensão de aperfeiçoamento em música, então observamos necessidades, potencialidades e habilidades de diversos grupos de participantes. Notamos um interesse muito grande de professores que já atuam nas redes estadual e municipal de conhecerem sobre música e como ela pode auxiliar no desenvolvimento de atividades nos diversos níveis de ensino. Ainda houve muito interesse na parte de canto em grupo e de percussão em bandas marciais e fanfarras”, explica Cláudio Trindade.

Além do ambiente cultural receptivo, o coordenador do Campus da Uepa em Bragança destaca o fato de a Instituição dispor de um espaço físico propício ao desenvolvimento do Curso de Música. Mais conhecido como Liceu da Música, o Campus XXI possui salas com material acústico nas paredes, móveis de expediente administrativo e um teatro com capacidade para 277 pessoas.

A pró-reitora de Graduação, Ana da Conceição Oliveira, destaca que este ano é marcado também pelo retorno do Curso de Música no campus da Uepa em Vigia. “A cada quatro anos, nós retomamos esta oferta, de modo que sai uma turma e entra outra”.

RG 15 / O Impacto com Agência Pará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *