Hospital de Campanha de Santarém recebe os primeiros pacientes

Inaugurado na tarde de ontem na Escola Maria Uchoa Martins, o HCS iniciou as atividades administrativas na manhã de hoje.

A equipe multiprofissional do Hospital de Campanha de Santarém (HCS) recebeu os três primeiros pacientes durante a tarde de hoje, 19 de fevereiro. Trata-se de um homem de 38 anos que veio transferido da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. Em seguida, o Hospital recebeu mais dois pacientes, de 72 e 64 anos de idade, também transferidos da UPA. Os pacientes são da cidade de Santarém.

A equipe médica já realizou os atendimentos devidos. Os pacientes respiram com ajuda do cateter nasal para oxigênio. O quadro deles é estável até o momento.

Fluxo de atendimento

O Hospital não receberá demanda espontânea e todas as transferências devem ser feitas pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

De acordo com o responsável pela equipe de implantação da Unidade, Jó Henrique Honorário, o fluxo de atendimento será realizado respeitando os protocolos preconizados pelo ministério da Saúde, a fim de garantir a qualidade do atendimento aos pacientes. “É importante enfatizar que os pacientes só serão transferidos pelos hospitais de referência do acolhimento ao COVID-19 da região”, acrescentou.

Sobre o Hospital

Hoje, o Hospital inicia os atendimentos com 20 leitos, sendo 16 clínicos e 4 de estabilização. Os leitos serão abertos de acordo com a necessidade, podendo chegar até 60 caso haja necessidade. Desses, 57 são clínicos e 4 são de estabilização, para pacientes que possam agravar com insuficiência respiratória.

O Hospital está montando na Escola Maria Uchoa Martins e conta com área destinada ao atendimento assistencial dos pacientes, com sete enfermarias – cada uma com sete leitos -; uma enfermaria com 16 leitos; uma sala de estabilização, com quatro leitos; posto de enfermagem; farmácia; almoxarifado; além de estar médico e de enfermagem; uma sala do Núcleo Interno de Regulação; necrotério; sala de paramentação; refeitório; cozinha; administrativo; vestiários femininos e masculinos; descanso equipe; faturamento; departamento pessoal; expurgo; psicossocial e resíduos.

RG 15 / O Impacto com informações da Ascom HCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *