Vigilância Sanitária intensifica fiscalização em agências bancárias de Santarém

As Agências Bancárias de Santarém estão recebendo a visita de equipes a Vigilância Sanitária de Santarém. Nesse primeiro momento, os técnicos realizam orientação e informes sobre os protocolos de segurança sanitária que devem ser obedecidos pelas instituições conforme prevê o Decreto Municipal 692/2021, em face da pandemia do novo coronavírus.

“Essa semana a Vigilância intensificou as fiscalizações nas agências bancárias. Dando cumprimento ao Decreto Municipal 692/2021. Cabe ao banco organizar as filas externas e internas. Equipes foram às agências fazer a orientação e informar qual o correto e protocolos sanitários a ser seguidos”, explicou Marcelino Xavier, coordenador da Vigilância Sanitária.

O Decreto 692/2021 dispõe sobre a atualização das medidas temporárias de para enfrentamento ao avanço da covid-19 com o término do lockdown. O decreto diz em seu artigo 10. “Fica recomendada à rede bancária, pública e privada, que invista em propaganda para estímulo à utilização de meios alternativos ao atendimento presencial, a fim de evitar a aglomeração de pessoas em suas agências e observe as recomendações contidas no Anexo I deste Decreto”.

De acordo com protocolo específico para a Rede Bancária, as agências bancárias, lotéricas e cooperativas de crédito, para autorizar o acesso de pessoas, deverão obrigatoriamente exigir o uso de máscara.

Deve haver controle da lotação dos estabelecimentos, respeitando a distância mínima de 1,5m para pessoas com máscara, e, quando necessário, organizar filas externas. Também devem fornecer obrigatoriamente alternativas de higienização, com água/sabão e/ou álcool 70% (setenta por cento).

As instituições devem criar um canal especial de atendimento para as pessoas em grupo de risco. “Caso haja descumprimento, laudos de infração podem ser aplicados com base na segurança da saúde coletiva”, explica o coordenador da Vigilância Sanitária.

RG 15 / O Impacto com informações da PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *