Problemas na iluminação pública? Acione a prefeitura através de aplicativo

A Prefeitura Municipal de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb) disponibiliza para os cidadãos santarenos o aplicativo Santarém Iluminada, para solicitação de serviços de manutenção de luminárias públicas como forma de dar mais agilidade para a execução dos serviços necessários.

O aplicativo foi lançado em 2019, e neste momento pandêmico se tornou um importante canal para solicitação dos serviços, como informou o secretário da Semurb, Jean Murilo. “Ainda estamos em um momento delicado dessa pandemia e o aplicativo facilita o acesso da população a este serviço de manutenção da iluminação pública, pois as pessoas teriam que vir até a Semurb para solicitar o serviço e, através do celular o cidadão pode baixar e acessar os serviços”, explicou o gestor da pasta.

O engenheiro eletricista Valberto Pinheiro, assessor técnico responsável pela iluminação pública, falou como acessar os serviços. “Muitos ainda confundem de quem é a responsabilidade da implantação e manutenção da iluminação pública, e informamos que a responsabilidade é da Prefeitura, por meio da Semurb, que tem vários canais para atender o cidadão, como o aplicativo, pelo whatsapp e o 0800. Para a solicitação via aplicativo, após baixar pela play store, a pessoa digita os seis números, que está em uma placa amarela no braço da luminária, que o aplicativo direciona uma mensagem aos técnicos para a execução dos serviços, que será realizado em até cinco dias”.

Valberto ressaltou ainda que todas as luminárias têm um número de cadastro e por meio deste número, que funciona como uma espécie de identidade, é que a equipe vai direto no ponto que precisa do serviço, evitando a perda de tempo, agilizando o serviço.

A taxa de iluminação pública que é recolhida pela concessionária de energia elétrica é repassada para os cofres públicos para a manutenção da iluminação pública de toda a cidade, não somente da frente da casa do morador, mas por todos os lugares que a pessoa precisa circular, como parada de ônibus, feiras, mercados, ruas, orla dentre outros, por isso sempre que o cidadão constatar que algum ponto de iluminação precisa de manutenção, pode acionar o setor da Semurb, para os serviços necessários.

Os canais disponibilizados para a população para solicitação de reparos em lâmpadas e luminárias são:

– Aplicativo Santarém Iluminada (Acessar o Play store)

– Whatsapp – 093 99218-4330

– Ligação – 0800 400 0300

RG 15 / O Impacto com informações da PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *