PM apreende madeira fruto de extração ilegal em Santarém

Um caminhão com aproximadamente 30 m³ de madeira foi apreendido por equipes da 1ª Companhia Independente de Polícia Ambiental (1ª CIPamb) que realizavam rondas, na última quinta-feira (04), no município de Santarém, na região oeste do Estado.

Equipes da unidade que realizam patrulhas preventivas na área urbana e rural de Santarém estavam na rodovia PA-370 quando abordaram um caminhão carregado de madeira. Durante a revista, foi constatado se tratar da espécie Castanheira, que tem seu corte proibido pela legislação ambiental. Além disso, foi encontrado dentro do veículo dois rádios comunicadores amadores, sendo que um deles estava instalado e funcionando.

A Castanheira ou castanha-do-Brasil, como ela também é conhecida, é uma espécie encontrada em toda floresta amazônica que tem as maiores concentrações na Amazônia Brasileira. É encontrada em todos os estados da Amazônia Legal, principalmente no Pará, Mato Grosso, Amazonas, Acre e Maranhão. De grande porte, a castanheira chega a atingir 60 metros de altura. A madeira da castanheira é considerada excelente para aproveitamento industrial. Bastante utilizada pela indústria da construção civil e naval, bem como, para a fabricação de compensados, pisos e uma infinidade de outros produtos. A exploração da espécie em florestas nativas, primitivas ou regeneradas foi proibida, por meio da Lei Estadual 6462.

O caminhoneiro, que estava acompanhado por uma adolescente que se identificou como sua esposa, foi conduzido juntamente com a madeira apreendida para a delegacia de polícia Civil do município, responsável pelo procedimento administrativo.

RG 15 / O Impacto com informações da PM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *