Artigo – O Risco “Mercado” é o mais perigoso para o Brasil; o golpe está aí, cai quem quer

Por Oswaldo Bezerra

O Brasil se transformou no maior cemitério de vítimas da Covid do mundo. Pela primeira vez, ultrapassamos a marca de 2 mil mortes por dia. No mesmo dia, o governo federal cortou 72% de verbas para UTI. No entanto, nos jornais corporativos do Brasil o assunto foi só um: o “risco Lula”.

Os jornais Folha de São Paulo, Estadão e Globo, todos estavam muito preocupados com o risco Lula, ou risco PT para o cenário econômico. Isso tudo devido ao fato do ex-presidente ganhar elegibilidade. Qual é o “Risco Lula” afinal?

Vamos ver os números de seu governo para entender quais são estes riscos durante a gestão do Partido dos Trabalhadores. Em 2014, o partido dos trabalhadores levou o Brasil à menor taxa de desemprego da história. Na média daquele ano, ficaram sem trabalho 4,8% dos brasileiros pesquisados pelo IBGE em seis regiões metropolitanas do país (Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Porto Alegre). A maioria dos desempregados eram pessoas que deixavam um emprego para pegar outro melhor.

Talvez o risco Lula e Partido dos Trabalhadores seja levar água para o semiárido. Houve um programa que levou 1 milhão de cisternas para aquela região.

Talvez o risco do PT seja ter um dólar muito baixo. Deste modo reduzindo lucros dos magnatas da exportação. Em 2014 o dólar chegou ao valor de R$ 2,20 e continuou caindo.

Outro risco observado no governo Lula foi levar pessoas pobres para as Universidades com Prouni e Fies. Foram tantos que chegou a representar 31% das matrículas em Universidades privadas.

Talvez o maior dos perigo foi o que o Partido dos Trabalhadores fez, em seu mandado, que mais assustou países imperialistas. O Brasil passou a Grã-Bretanha e se tornou a 6ª maior economia do mundo.

A imprensa nacional atua como marionete do “Mercado”, que na verdade é um punhado de bilionários brasileiros. Não há razão nenhuma de temer o risco Lula. Ao contrário, foi o governo Lula que estava a frente no melhor momento econômico do Brasil na história (2003 até 2008), segundo a Fundação Getúlio Vargas.

Certa pessoa me disse uma vez que o governo Bolsonaro é melhor que o do Lula. Ela falou isso com base no volume de negócios IBOVESPA. Apesar da comemoração de agentes do mercado pelo recorde de mais de 100 mil pontos do Ibovespa, o principal índice da Bolsa brasileira, isso é apenas uma marca nominal.

O recorde real ainda está longe de ser alcançado. Portanto, o atual recorde não considera a inflação acumulada no período. Dessa forma, o recorde real da Bolsa brasileira ainda é de maio de 2008, durante o governo Lula. Durante o segundo mandado do petista, o índice atingiu 73 mil pontos.

Caso a pontuação da Bolsa for índice de se medir o IDH de um país. No Brasil tivemos a maior pontuação da história no momento que vivemos o pior PIB de nossa história, e com a pior taxa de desemprego de nossa história e com a pior crise sanitária de nossa história. Assim se pode falar de índice “Risco Mercado”?

Fora do Brasil, a elegibilidade de Lula foi vista com bons olhos. O Financial Times, maior revista sobre economia do mundo, comemorou a volta do ex-presidente. Em um artigo chamou Lula de antigo Nêmesis de Bolsonaro. Nêmesis significa um inimigo que jamais será possível superar, nunca conseguirá ser melhor.

Ao contrário dos jornalistas brasileiros eles estão otimistas. Já no Brasil alguns jornalistas apareceram nas mensagens de Dallagnol e Sergio Moro. Eles ajudaram a Lava Jato a montar a farsa jurídica. Estes mentiram e fizeram terrorismo econômico nas páginas de seus jornais.

O maior investidor do mundo, Mark Mobius, estranha que o mercado brasileiro não goste de Lula, já que ele presidiu os tempos mais felizes do Brasil. O que o senhor Mobius não sabe é que a elite brasileira não está preocupada com o crescimento econômico. A classe dominante do país está preocupada é com a ascensão econômica dos pobres.

O grau de investimento do Brasil no exterior foi obtido no governo Lula. Até os bancos tiveram o maior lucro da história no governo Lula. O terrorismo econômico da imprensa corporativa dizendo que Lula é um risco para o Mercado é um golpe que está na praça, cai quem quer.

RG 15 / O Impacto

Um comentário em “Artigo – O Risco “Mercado” é o mais perigoso para o Brasil; o golpe está aí, cai quem quer

  • 11 de março de 2021 em 19:42
    Permalink

    KKKKKKK…parei de ler essa baboseira, agora vem essa empulhação de querer reabilitar o maior ladrão do mundo, envergonhando a justiça brasileira; quanto descaramento do Facim Carmem Miranda ! Esse larápio levaria a maior surra já vista no Brasil, numa disputa eleitoral já estaria eleito o Bolsonaro !

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *