Prova de Vida: INSS alerta sobre golpe aplicado por telefone

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) faz um alerta sobre os recentes golpes aplicados na prova de vida. Tratam-se de ligações nas quais os criminosos pedem que os aposentados façam o processo on-line, usando como justificativa a pandemia. No comunicado o órgão reforça que não faz contato por telefone para o procedimento.

Para convencer as vítimas, durante as chamadas são falados todos os dados pessoais e enviada uma mensagem, solicitando o envio de uma foto de documento para finalizar o suposto processo virtual. O INSS orienta aos beneficiários que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. “O cidadão deve encerrar imediatamente a ligação e entrar em contato com a Central do INSS pelo telefone 135” diz o órgão.  

Suspensa – No último dia 16, o Ministério da Economia publicou instrução normativa que suspende até 31 de maio o recadastramento da prova de vida para a manutenção de benefícios.

Após essa data o beneficiário deverá fazer a comprovação de que está vivo para a continuidade do pagamento do benefício. A decisão não se aplica ao recadastramento dos pagamentos já suspensos na data de publicação da instrução.

A suspensão da necessidade de comprovação de vida é uma das medidas de proteção visando o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus. O procedimento anual é obrigatório e desde março de 2020, quando a pandemia prejudicou a realização de forma presencial, os bloqueios haviam sido suspensos e a medida vem sendo prorrogada desde então.

 
Fonte: Roma News

Um comentário em “Prova de Vida: INSS alerta sobre golpe aplicado por telefone

  • 22 de março de 2021 em 09:30
    Permalink

    Como fazer a prova de vida.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *