Na Semana Santa, feira do Pescado terá 8 pontos de vendas em Santarém

A Semana Santa está próxima e é nesse período que os cristãos, mantendo a tradição católica, aumentam o consumo do pescado. Pensando nisso, a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca (Semap), através da Coordenadoria Municipal de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof); a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e a Cooperativa dos Piscicultores do Tapajós (Coopata) reuniram-se nesta terça-feira (23) para definir os últimos ajustes para a Feira do Pescado que ocorre de 31 de março a 1º de abril. Oito pontos de venda estarão disponíveis.

A reunião ocorreu na base da Sedap e teve como principal objetivo assegurar o abastecimento de pescado durante a Semana Santa e evitar o aumento exagerado dos preços do produto haja vista que no período a demanda é grande. A venda também será realizada no município de Mojuí dos Campos.

Na edição deste ano aproximadamente 30 toneladas de pescados resfriados serão comercializados por seis produtores que fazem parte da Coopata. O produto estará disponível aos clientes a um preço de R$ 12 a R$ 15 de acordo com a espécie e quilo. As espécies ofertadas aos consumidores serão: tambaqui, tambatinga, pirapitinga, curimatã, aracu, matrinxã e pirarucu.

Segundo o gerente Regional da Secretaria de Desenvolvimento de Agropecuária e da Pesca do Estado, Alisson Castro, a Feira do Pescado contribui para a venda do peixe com um preço acessível para a população e ajuda ainda a fortalecer a cadeia de produção da cooperativa do município. “Sem dúvidas a feira terá a função de agir como um regulador, que servirá de referência para a própria população. Às vezes o mercado quer aproveitar o impulso no consumo para aumentar os preços e obter ganhos adicionais”, disse Castro.

Ainda de acordo com o gerente, por causa da pandemia e para evitar a aglomeração de pessoas nos pontos de vendas, serão adotadas algumas medidas de prevenção do coronavírus. “Pedimos aos piscicultores que irão comercializar o pescado para organizar os clientes quando chegarem, com filas separadas, para evitar possíveis contágios e aglomeração de pessoas. Além disso, será obrigatório o uso de máscaras de proteção com a devida cobertura sobre o nariz e a boca e demais equipamentos de proteção individual que forem necessários”, finalizou Alisson.

Em Mojuí dos Campos o ponto funcionará na praça central, já em Santarém a venda ocorrerá nos seguintes locais:

  • Mercadão 2000;
  • Parque da cidade;
  • Feira da Cohab;
  • Mercado Nova República (Tancredo Neves);
  • Porto dos Milagres;
  • Primeira Rotatória da Fernando Guilhon (Sentido centro bairro);
  • Estacionamento do Estádio Colosso do Tapajós
  • Rodovia Everaldo Martins KM 19 – Comunidade São Pedro

A piscicultora Vilma da Silva destaca a importância da Semana Santa para os produtores da região. “A ação em si alavanca as vendas, faz o comércio girar e, consequentemente, melhora a nossa economia. A nossa expectativa é que mesmo com a pandemia consigamos vender todo o nosso pescado, já que é um período muito esperado por piscicultores que ficam ansiosos pela data religiosa, pois as vendas multiplicam.”

Para possibilitar as vendas, a Semap dará suporte com a logística das caixas d’água nos dois dias de evento. “A Prefeitura e demais parceiros se empenham para realizar a Semana do Pescado. É um evento que melhora muito a economia local, estimula a produção do pescado no município e na região, e fomenta a cadeia produtiva”, ponderou o Engenheiro Paulo Canto.

RG 15 / O Impacto com informações da PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *