OAB Pará quer apuração sobre suposto diálogo entre direção da SEAP e facções

A OAB Pará emitiu uma nota em que expressa preocupação em relação aos supostos diálogos entre direção da SEAP e facções criminosas que foram divulgados no último dia 27 de março. Acompanhe na íntegra:

“É com grande preocupação que a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará acompanha o caso dos supostos diálogos entre a direção da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) e líderes de facções criminosas locais e nacionais, divulgados na tarde do último sábado, 27.

Pelo teor das conversas, é possível perceber a existência de negociação entre a SEAP e as facções, com objetivo de fazer cessar torturas dentro das casas penais, sendo essas as causas dos ataques a servidores do sistema prisional.

Além disso, em outro momento, um dos representantes da SEAP informa a lideranças locais das facções que advogadas estariam mentindo para eles, colocando em dúvida o trabalho desenvolvido pelas profissionais e, no mais grave, em risco à vida das mesmas, interferindo diretamente na relação advogado-cliente.

Mais uma tentativa de responsabilizar e criminalizar a advocacia, o que jamais será tolerado pela OAB, casa da cidadania e do respeito aos direitos humanos e ao direito de defesa.

A OAB-PA considera grave o teor dos áudios divulgados e exigirá das instituições responsáveis a apuração do caso e cobrará, no âmbito civil, administrativo e criminal, a responsabilidade de todos os envolvidos”.

Cristina Lourenço

Presidente em exercício da OAB Pará

Eduardo Imbiriba

Secretário-geral da OAB-PA e presidente da Comissão de Defesa de Direitos e Prerrogativas

Brenno Morais Miranda

Presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB-PA

RG 15 / O Impacto com informações da OBA-PA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *