Prefeito Nélio Aguiar solicita audiência com Ministro da Saúde

Troca de ministro estancou planejamento e Pará perdeu 1,5 milhão de doses de vacina

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, disse ao jornal O Impacto que vai solicitar uma audiência pública com urgência ao Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O prefeito quer tratar entre outros assuntos sobre a cobertura vacinal contra a covid-19 nos municípios do oeste paraense e o cenário de escassez de medicamentos que pode colapsar as Unidades Hospitalares que possuem leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

A troca de comando do Ministério da Saúde estancou o planejamento que previa a entrega de 1,5 milhão de doses de vacina contra covid ao estado do Pará. “Para Santarém, seriam 90 mil doses que íamos utilizar para imunizar pessoas acima de 50 anos”, lembra Nélio Aguiar.

A entrega das vacinas foi oficializada pelo então ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, durante visita de trabalho ao município de Santarém. As vacinas deveriam ser entregues ainda no mês de março. Seria um planejamento de se criar um corredor imunológico numa faixa de fronteira com o estado do Amazonas, onde foi identificado uma variação mais perigosa do novo coronavírus.

“Não somos contra a mudança, mas o planejamento em andamento previa essas 1,5 milhão de doses para o Pará para o mês de março. E não chegaram. Precisamos avançar na cobertura vacinal em nosso estado e na região oeste paraense”, argumentou Nélio Aguiar.

Outro assunto que deve ser pauta é a falta de medicamento do chamado ‘kit intubação’ em todo o país. “As cidades paraenses precisam de uma posição, de um plano federal que ajude a não deixar faltar esses medicamentos”, disse Aguiar.

O prefeito de Santarém disse que não vai economizar esforços para ter a audiência com o novo ministro da Saúde. “Vamos somar forças a nossa bancada federal e aos senadores para pedir a audiência. Da última vez, conseguimos a presença do então ministro Eduardo Pazuello. Olhando de perto, ele viu a nossa necessidade e planejou a disponibilidade de mais vacinas, então esperamos retomar esse planejamento para proteger nossa população”, finalizou Nélio Aguiar.

Da Redação

RG 15 / O Impacto

 

 

Um comentário em “Prefeito Nélio Aguiar solicita audiência com Ministro da Saúde

  • 16 de abril de 2021 em 16:42
    Permalink

    E a Ivermectina Prefeito, faça como dezenas de outros prefeitos e distribua logo à população, quase zera o número de internados e entubados !

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *