Artigo – Grandes petroleiras já investem na transição para a mistura de hidrogênio

Por Oswaldo Bezerra

O petróleo do Golfo foi um recurso crítico para o esforço da Segunda Guerra Mundial. Desde então o ouro negro sempre esteve na raiz dos conflitos políticos.

Hoje, os países e empresas de energia estão vivendo um momento complicado. Estão todos focados nas transições de energia de longo prazo, à medida que alguns países tentam desacelerar e eventualmente interromper a mudança climática.

O Acordo de Paris de 2015 foi um esforço diplomático de 196 países comprometidos a evitar que as temperaturas médias aumentassem mais de 2 C (3,6 F), com uma meta de menos de 1,5 C (2,7 F). Para atingir o objetivo, o uso de combustível fóssil terá que atingir as emissões líquidas zero em meados deste século.

A extraordinário deste acordo climático foi fazer que todos os participantes concordassem. Os principais emissores de gases de efeito estufa, incluindo Rússia, China, Índia, Brasil e países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo.

O desafio atual é implantar soluções necessárias para vencer a curva do aquecimento global. O Acordo de Paris dá liberdade aos países definirem suas próprias metas e determinam suas próprias estratégias. Cada signatário tem sua própria política, estrutura econômica, recursos energéticos e exposição climática.

Os resultados não estão sendo satisfatórios. Por isso, o presidente Joe Biden hospedou uma cúpula virtual do clima com líderes internacionais para realizar um árduo trabalho diplomático com a Rússia, China, Brasil e outros países.

Uma tecnologia que atrai a atenção de grupos de todos os lados é o hidrogênio. A população e as economias mundiais crescem, espera-se que a demanda de energia aumente em até 50% nos próximos 30 anos. Fazer investimentos certos de longo prazo é crucial.

Os cenários de longo prazo mostram que a maioria espera que a demanda por combustíveis fósseis permaneça estável por décadas e possivelmente até diminua. No entanto, muitos também estão aumentando seus investimentos em tecnologias mais limpas.

A Agência Internacional de Energia prevê que a energia renovável atenderá cerca de um terço da demanda global de energia até 2040 em seu cenário mais otimista. Isso seria em um mundo com mais energia eólica, solar, veículos elétricos, captura e armazenamento de carbono. Tecnologias mais verdes podem chegar perto de manter o aquecimento abaixo de 2 C, mas não é bem assim.

A Exxon Mobil prevê um caminho dependente de uma economia baseada em combustíveis fósseis, e transições mais lentas. A empresa também está investindo em captura e armazenamento de carbono e hidrogênio, mas acredita que o petróleo e o gás fornecerão metade do suprimento global de energia em 2040 e a energia renovável será menos de um quinto.

A OPEP, cujos membros estão entre os mais expostos às mudanças climáticas e dependentes de petróleo e gás, também vê o petróleo e o gás ainda dominando o futuro. No entanto, várias nações do Golfo também estão investindo pesadamente em tecnologias alternativas, incluindo nuclear, solar, eólica e hidrogênio. Estão tentando fazer a transição do petróleo.

A British Petroleum quer uma mudança mais focada rumo a energia mais limpa. Seu “cenário rápido” prevê uma demanda de energia estável e uma mudança mais rápida para energias renováveis, combinada com o hidrogênio. A empresa espera que sua própria energia renovável cresça 20 vezes até 2030 e que sua produção de petróleo caia 40%.

O hidrogênio tem potencial para abastecer carros, ônibus e aviões, aquecer edifícios e servir como fonte de energia básica para equilibrar a energia eólica e solar em nossas redes. Lembre da tragédia americana no seu inverno há poucos meses onde não havia fonte de energia de equilíbrio. Ele pode ser liquefeito, armazenado e transportado por dutos existentes e navios de GNL, com algumas modificações.

O hidrogênio ainda não é amplamente utilizado como solução de energia limpa. Primeiro, requer um alto investimento inicial para captura de carbono, modificações em dutos, caldeiras industriais para aquecimento em vez de gás e células de combustível para transporte. Vai precisar também de uma segurança jurídica.

Em segundo lugar, para o hidrogênio ser “verde”, a rede elétrica deve ter emissões zero. A maior parte do hidrogênio de hoje é feito de gás natural e é conhecido como “hidrogênio cinza”.

É produzido usando vapor de alta temperatura para dividir o hidrogênio dos átomos do carbono no metano. A menos que o dióxido de carbono separado seja armazenado ou usado, o hidrogênio cinza resulta na mesma quantidade de CO2, que aquece o clima, que o gás natural apresenta.

O “hidrogênio azul” usa o mesmo processo, mas captura o dióxido de carbono e o armazena, de forma que apenas cerca de 10% do CO2 é liberado na atmosfera. O “hidrogênio verde” é produzido usando eletricidade renovável e eletrólise, mas é duas vezes mais caro, pois o azul e depende do custo da eletricidade e da água disponível.

A Europa, com sua dependência do gás natural importado e maiores custos de eletricidade, está definindo metas ambiciosas de energia líquida zero que incorporarão uma mistura de hidrogênio azul e verde com energia eólica, solar, nuclear e uma rede de energia integrada.

A China, o maior usuário de energia e emissor de gases de efeito estufa do mundo, está investindo pesadamente em gás natural, que tem cerca de metade das emissões de dióxido de carbono do carvão.

A Rússia, o segundo maior produtor de gás natural depois dos Estados Unidos, está expandindo sua produção e exportação de gás para a Ásia. Parte desse gás pode acabar como hidrogênio azul.

Aumentar o hidrogênio azul e verde como soluções de energia limpa exigirá investimentos substanciais e modificações de longo prazo na infraestrutura de energia.

Pessoas e líderes em todo o mundo ainda têm visões diferentes sobre a urgência da crise climática e a necessidade de investimentos em energia mais verde. O que é crítico para cumprir as metas de Paris é que os países invistam agora em um futuro mais limpo.

RG 15 / O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *