Polícia Civil de Santarém prende traficantes colombianos e tira de circulação cerca de 150 quilos de drogas

A Polícia Civil de Santarém realizou nesta tarde de terça-feira, 27, uma grande apreensão de drogas no bairro do Jaderlândia, na periferia da cidade. Inicialmente acreditava-se que o peso total dos entorpecentes seria cerca de 300 quilos, mas após a pesagem correta, realizada na 16ª Seccional, foram contabilizados 144,40kg de maconha do tipo skunk (supermaconha) e 15,50kg de cocaína.

Segundo informações, toda a droga estava enterrada no quintal da casa onde estavam as seis pessoas presas na operação. Destes, apenas um dos suspeitos é brasileiro, pois os outros cinco são de origem Colombiana, com todos oriundos de Leticia, uma cidade importante para o mundo do tráfico por fazer fronteira com o estado do Amazonas.

Os colombianos contavam com a ajuda do nacional, chamado Almir Rolim Peixoto, como ponto de apoio para as suas operações, fornecendo a casa e também o transporte. Informações apontam que na verdade ele residia no bairro do Maicá e tem/tinha como profissão ser operador de máquinas pesadas.

Todos os seis foram presos em uma residência localizada próximo ao campo “Fazendinha”, com o monitoramento do grupo suspeito de tráfico internacional ocasionado por conta de uma denúncia anônima. Os nomes dos cinco colombianos são: Diego Savedra Sias, Carlos Marichin Huanci, Abel Antonio Martinez Paz, Jonatan Córdoba Medina e Marcos Rengifo Belez.

Jamil Casseb, superintendente regional da Polícia Civil do baixo Amazonas, esteve à frente da operação. A Polícia também contou com o apoio do helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP) e de policiais do Núcleo de Apoio à Investigação de Santarém (NAI), que cercaram a residência no bairro Jaderlândia, que já estava sendo monitorada há dias. Esse foi mais um trabalho de investigação repassado para o núcleo de inteligência da polícia, que teve como objetivo não só prender os suspeitos, mas também retirar de circulação toda essa grande quantidade de drogas, que seriam distribuídas não só em Santarém, como também no entorno. Santarém se tornou um ponto entre as capitais Manaus e Belém, por conta dos rios, desse modo o trabalho policial tem se tornado essencial e imprescindível no cuidado com a nossa população.

Os presos foram transferidos para a penitenciaria Silvio Hall de Moura.

Foto: Reprodução

RG 15 / O Impacto

2 comentários em “Polícia Civil de Santarém prende traficantes colombianos e tira de circulação cerca de 150 quilos de drogas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *