CPI da Pandemia pode convocar e quebrar sigilos de ‘gabinete paralelo’

O “gabinete paralelo” da Saúde entrou na mira da CPI da Pandemia. A comissão deve votar na terça-feira (7) requerimentos para convocar e quebrar sigilos de supostos integrantes do grupo de aconselhamento ao presidente Jair Bolsonaro. A reunião está marcada para as 9h.

Os parlamentares querem ouvir o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) e o médico Paolo Zanotto. Em setembro do ano passado, eles participaram de um encontro no Palácio do Planalto em que o “gabinete paralelo” defendeu o uso de cloroquina como tratamento contra a covid-19 e pôs em dúvida a eficácia das vacinas contra o coronavírus.

Osmar Terra é alvo de três requerimentos — inicialmente apresentados como pedidos de convocação e depois convertidos para convites. O vice-presidente a CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirma que imagens divulgadas pela imprensa “apontam Osmar Terra como mentor intelectual do grupo”. Os outros dois requerimentos são de Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Rogério Carvalho (PT-SE).

O requerimento para a convocação do virologista Paulo Zanotto foi apresentado por Randolfe Rodrigues. Segundo o vice-presidente da CPI, “parece haver certa intimidade entre o médico e o presidente Bolsonaro”. “Paolo Zanotto orienta o presidente a tomar ‘extremo cuidado’ com as vacinas contra a covid-19”, destaca o parlamentar.

Além dos depoimentos, a CPI da Pandemia pode quebrar os sigilos telefônico e telemático de dois supostos integrantes do “gabinete paralelo”: o empresário Carlos Wizard e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente da República. Os requerimentos são do senador Alessandro Vieira.

De acordo com o parlamentar, Wizard deve ser ouvido para esclarecer a suspeita de que seria um dos financiadores do “ministério paralelo da saúde”. O parlamentar quer apurar ainda se “houve acréscimo no patrimônio” de Carlos Bolsonaro, que — segundo Alessandro Vieira — foi “chamado a participar e opinar em decisões que devem ser tomadas pelo governo federal”.

RG 15 / O Impacto com Agência Senado

2 comentários em “CPI da Pandemia pode convocar e quebrar sigilos de ‘gabinete paralelo’

  • 7 de junho de 2021 em 13:27
    Permalink

    CPI está na cola dos “velhacos patriotas”, tem que chamar para depor e enquadrar todos esses patifes safados e irresponsáveis, esses crápulas ficaram o tempo todo brincando com a saúde da população, o resultado está aí no número de óbitos causados pelo vírus.

    Resposta
  • 7 de junho de 2021 em 12:49
    Permalink

    Faltando o que fazer, hein senadores ! O Presidente pode ouvir a opinião de quem ele quiser pra depois tomar suas decisões, não é um inconsequente ditador comunista, que impõe suas vontades e dane-se a opinião do povo. O que deve ser apurado, a roubalheira dos prefeitos e governadores, vcs nem mencionam, afinal tem até filhos envolvidos nas maracutaias da verba da saúde, enviada pelo Bolsonaro. Essas palhaçadas pra tentar retirar o Presidente do poder já passaram do limite !!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *