Santarém solicita doses da Pfizer/BioNtech, pois dispõe de câmara apropriada para armazenar a vacina

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, solicitou junto ao Governo do Estado do Pará e ao Ministério da Saúde o envio para o município de doses da vacina contra covid-19 do laboratório Pfizer/BioNtech. Por determinação técnica do Ministério da Saúde, as vacinas só estão sendo distribuídas para as capitais brasileiras, pois o imunizante exige baixíssimas temperaturas em seu armazenamento.

O município argumentou no pedido que dispõe de câmara de frio apropriada para o armazenamento da vacina e que houve ainda pelo fabricante uma autorização do aumento de tempo para armazenagem da vacina Pfizer em temperatura de +2 a +8°C, o que viabiliza ainda mais o recebimento das doses por Santarém.

O oficio Nº 337/2021 – GAP/PMS foi enviado ao Ministério da Saúde no dia 20 de maio e teve renovação de solicitação pelo Oficio Nº 341/2021 – GAP no dia 25 de maio. Os referidos expedientes também foram protocolados junto à Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa).

“Temos logística adequada par armazenar a vacina da Pfizer com capacidade para acondicionar 30 mil doses na cadeia de frios do Núcleo de Vigilância em Saúde, na temperatura de +2 a +8°C. Nossos profissionais só no dia de ontem, 8, fizeram a aplicação de mais de 2 mil doses. Então, estamos preparados para receber e aplicar imediatamente a vacina”, argumentou o prefeito Nélio Aguiar.

O município de Santarém já aplicou mais de 72 mil doses das vacinas contra a covid-19.

RG 15 / O Impacto com informações da PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *