Polícia Civil do Pará desarticula grupo criminoso suspeito de cometer doze homicídios

Na manhã de terça-feira (6), a Polícia Civil do Pará cumpriu três mandados de prisão e dois mandados de busca e apreensão contra três investigados por homicídios ocorridos na Grande Belém. As prisões aconteceram durante a Operação Reduto, coordenada pela Divisão de Homicídios (DH), e desarticulou um grupo criminoso composto por 10 pessoas, incluindo o líder, capturado hoje.

As investigações iniciaram há cerca de um ano e sete meses, após o registro de um triplo homicídio ocorrido no mês de Dezembro de 2019, no bairro do Reduto. Durante esse período, sete pessoas foram presas enquanto as investigações avançavam e chegavam até o líder do grupo e mais duas pessoas. O grupo criminoso é investigado por cometer 12 homicídios e três tentativas do mesmo delito, além de extorsões a comerciantes ao tentarem atuar com serviços de segurança privada na área comercial, dentre outros atos ilícitos. As motivações são diversas, incluindo dividas por tráfico de drogas, animosidades pessoais e dividas de comerciantes.

Segundo o delegado-geral, Walter Resende, as investigações apontaram que os crimes são típicos de execução, com o mesmo modus operandi . “Com estas prisões vamos conseguir elucidar os 15 crimes e, provavelmente, outros homicídios cometidos na capital serão esclarecidos. Certamente com a prisão do mentor desse grupo e apreensão do armamento, vamos diminuir expressivamente o número de homicídios e execuções na Região Metropolitana de Belém, garantindo assim a segurança da população”, esclareceu o Delegado-geral Resende.

Durante a operação com cerca de 100 agentes e o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), também foram apreendidas 15 armas de fogo, munições, materiais para confecção de armas caseiras e material metalúrgico, utilizados nos delitos e armazenados em um deposito na área comercial de Belém.

A condução do caso foi feita pelo titular da Divisão de Homicídios(DH), delegado Cláudio Galeno. Durante as investigações, foram feitas coletas e a análise de imagens de câmeras de segurança, oitivas de testemunhas.

RG15/O Impacto com informações Polícia Civil

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *