Polícia Federal investiga servidor, no Pará, por vazamento de informações da própria PF

A Polícia Federal deflagrou hoje (14/7) a Operação Mapinguari, no Pará. A ação visa aprofundar investigação sobre vazamento de informações de operação da Polícia Federal cometido, em tese, por um servidor da própria Instituição.

A operação conta com a participação de 35 policiais federais, que deram cumprimento a 8 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Marabá/PA. As diligências ocorreram em Belém/PA, Marabá/PA, Parauapebas/PA e Goianésia/GO. Houve ainda decretação do afastamento das funções do agente público investigado.

A investigação remonta ao ano de 2018 e trata especificamente da violação de sigilo funcional ocorrida durante o desencadeamento da nominada Operação Migrador, trabalho investigativo conduzido à época pela PF, em Marabá/PA. Este visava apurar atuação de organização criminosa dedicada à exploração ilegal de minério de manganês.

 O vazamento trouxe prejuízo para investigação, uma vez que parte dos investigados teve conhecimento antecipado da ação policial, acarretando a não-localização de alguns dos alvos no dia da deflagração.

 A operação de hoje alcança, além do próprio servidor, seis empresários ligados à exploração ilegal de manganês do sudeste do Pará, os quais, de acordo com as apurações, tiveram acesso indevido às informações da Operação Migrador.

Os crimes investigados são de violação de sigilo funcional, corrupção passiva, corrupção ativa e associação criminosa, com penas previstas superiores a 20 anos de reclusão.

RG 15 / O Impacto com informações da PF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *