Juiz decide por fim de protestos na entrada de acesso ao lixão do Perema em Santarém

Na manhã desta sexta (30), o Juiz da 6° Vara Cível e Empresarial de Santarém, Láercio Oliveira Ramos decidiu pelo fim das manifestações que impediam a entrada de caminhões coletores no lixão do Perema, situado na rodovia Curuá-Una, PA-370 em Santarém.

As manifestações das seis comunidades do entorno iniciaram na quarta-feira (28) em protesto às queimadas realizadas no local. Segundo a decisão do Juiz, o serviço de limpeza pública é essencial e portanto não pode ser interrompido.  A atividade integra o que se chama de saneamento básico. Uma cidade limpa é um local com condições  de higiene adequada para o convívio social e que gera impactos positivos na saúde e na qualidade de vida da população.

Diante disso, segue a decisão:

Caso haja resistência da decisão judicial será necessário o uso proporcional de força policial. Na manhã desta sexta-feira (30), vários trechos da cidade apresentavam resíduos sólidos domésticos espalhados pelas vias públicas com a presença de vetores.

O titular da Semurb, Jean Murilo, informa que todo o processo de coleta de lixo deverá ser normalizado neste sábado, 31. Ele informa ainda que os serviços de rotina continuam, então haverá coleta normal nos bairros que já deveriam recebe-la hoje.

“É um processo complexo e o prejuízo sempre é grande, por isso não temos atrasos. Então, iniciamos hoje e vamos finalizar amanhã a coleta”, disse Murilo.

O secretário pede ainda que os moradores de alguns bairros não coloquem o seu lixo na frente de suas casas no dia de hoje. São eles: Interventoria, Santíssimo, Prainha, Jardim Santarém, Aeroporto Velho, Laguinho, Esperança, comunidades da região da Rodovia Curauá-Una.

Devido  a interdição do aterro e para não causar pane mecânica na frota coletora e um prejuízo maior, a Semurb chegou a autorizar o despejo emergencial de uma quantidade de lixo numa área da Prefeitura no bairro Vigia. O lixo já foi retirado na manhã de hoje.

RG15/O Impacto – Diene Moura

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *