Greve nacional de médicos peritos pode suspender o novo pente-fino do INSS

A ANMP (Associação Nacional de Médicos Peritos), responsáveis por realizar as perícias médicas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode entrar em greve nacional que será decidida em assembleia virtual nesta quinta-feira (12).

Os representantes se movimentam contra a ampliação dos atendimentos para a realização do pente-fino nos benefícios que se iniciou neste mês de agosto. Conforme informações da ANMP a greve pode ocorrer devido à falta de condições sanitárias básicas que pode colocar em risco os servidores e os segurados do INS frente a pandemia da covid-19.

“Não terá como objetivo qualquer ganho remuneratório”, “mas somente a exigência pela interrupção da coação e das ameaças que têm sido praticadas contra os servidores e pela preservação dos ganhos funcionais da carreira”, informa a nota publicada no site da ANMP.

O novo pente-fino do INSS é destinada aos benefícios por incapacidade, como o auxílio-doença que atingirá mais de 170 mil segurados, além disso, a associação é contra essa nova perícia.

Ainda conforme informações da associação, essas medidas “contrárias aos direitos e interesses da categoria” vêm sendo adotadas desde setembro do ano passado, “quando houve a determinação arbitrária de retorno ao atendimento presencial sem a observância das condições sanitárias básicas”.

“Recentemente, essas medidas foram intensificadas e colocaram em xeque todas as conquistas alcançadas pelos peritos médicos federais na última década através de árduo esforço. A linha de conduta adotada pela atual gestão da Subsecretaria da Perícia Médica Federal aponta para o total enfraquecimento da carreira e, até mesmo, para a sua extinção nos próximos anos”, diz em nota.

Movimentação contra o pente-fino na pandemia

Essa não é a primeira vez que a associação se impõe contra a realização do pente-fino durante a pandemia. No mês de setembro do ano passado, quando foi determinado o retorno do atendimento presencial no INSS, a entidade já afirmava não haver condições para esse retorno.

Já a Secretaria de Previdência garantia do outro lado, que estaria cumprindo com todas as regras e exigências sanitárias para evitar o contágio da Covid-19.

Fonte: Jornal Contábil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *