Operação da PF desativa garimpos ilegais em terras indígenas no Pará

A Polícia Federal  deflagrou a “Operação Muiraquitã 2” entre os dias 23 e 25 de agosto, visando reprimir a prática de garimpos ilegais na Terra Indígena Kayapó, localizada nos municípios de Cumaru do Norte  e Ourilândia do Norte, ambos no Pará. Foram apreendidos materiais e destruídos maquinários utilizados na prática ilegal, além da repressão de outros crimes ambientais oriundos da extração ilícita de minérios.

A ação tem como base a decisão judicial proferida pelo STF, no bojo da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF nº 709/2020, tendo como foco a retirada de invasores da referida terra indígena, bem como a desativação de garimpos.

Ao longo dos trabalhos, diversos garimpos clandestinos de ouro foram paralisados, tendo sido inutilizadas 26 escavadeiras hidráulicas e 67 motores-bombas, além da apreensão de 59 mil litros de óleo diesel e 3 caminhões, sendo um bi trem. Até o momento, 4 pessoas foram presas em flagrante delito.

Amostras de ouro foram coletadas e após analisadas passarão a constar em um banco de dados da Polícia Federal que a longo prazo, permitirá a identificação da origem de futuras apreensões do mineral.

Participaram da operação cerca de 220 integrantes dos órgãos públicos de segurança que foram desenvolvidos com o apoio das Forças Armadas, da Força Nacional de Segurança Pública, da Defensoria Pública da União, IBAMA, FUNAI, Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho.

A Operação Muiraquitã 2 se insere no contexto de atuações da Polícia Federal para proteção dos povos indígenas mais vulneráveis, a partir da identificação das terras indígenas submetidas a maior atuação de invasores, no Território Nacional.

O nome Muiraquitã se refere a artefatos talhados em pedra, chamada de amazonita, representando animais (especialmente sapos, mas também tartarugas ou serpentes). Teriam sido usados pelos povos indígenas Tapajós e Konduri, que habitavam o Baixo Amazonas até a chegada do colonizador europeu, como amuletos, símbolos de poder e ainda como material para compra e troca de objetos valiosos.

RG15/O Impacto com informações PF

Um comentário em “Operação da PF desativa garimpos ilegais em terras indígenas no Pará

  • 26 de agosto de 2021 em 15:55
    Permalink

    Mostra tbm os pais de família, na rua sem tem aonde dormir, sem ter o q comer, cumarú do Norte Pará, está um caos total, por causa dessa operação, o q sustenta essa cidade e o garimpo, queria q vcs vinhesem até aqui, pra ver quantas pessoas estão sem teto sem nada não dá pra fechar os olhos e mostra só q vocês querem, tem q mostra os 2 lados da história

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *