Peixes ameaçados de extinção são apreendidos pela PF no aeroporto de Altamira

Nesta quinta-feira (9), Agentes da Polícia Federal conseguiram apreender um veículo que transportava irregularmente peixes da espécie Acari zebra (Hypancistrus zebra) no aeroporto do município de Altamira. Após uma busca minuciosa no veículo foram encontrados 100 peixes.

O acari zebra, também conhecido como cascudo zebra imperial ou zebra pleco, é uma espécie criticamente ameaçada de extinção no Livro Vermelho do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio).

Os peixes dessa espécie são de pequeno porte e se destacam pela coloração diferenciada, o que os tornam bastante procurados no mercado de aquarismo mundial. Além disso, a espécie é endêmica, ou seja, encontrada exclusivamente em um local: nativa do Rio Xingu, no Pará. Essa espécie era vendida livremente em diversos países, com a unidade ofertada por R$ 2.180,00 nos EUA.

Questionado, o passageiro do veículo disse que os peixes eram seus e que sabia da ilegalidade. Também relatou à equipe de policias que já havia sido preso pela Polícia Federal no aeroporto de Manaus/AM pelo mesmo crime. Já o condutor, disse que sabia dos peixes no veículo, entretanto, não sabia da ilegalidade comercial dos peixes.

O condutor e o passageiro foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

RG15/O Impacto com informações PF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *