Prefeitura de Santarém altera sentido do tráfego e adequa grupos semafóricos; confira as ruas

Operações no ordenamento do trânsito estão sendo realizadas para garantir maior segurança viária e organização do trânsito em Santarém. As principais mudanças são no sentido das ruas e implantação de sinalização luminosa que ocorrem conforme estudo técnico elaborado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT).

Uma das alterações ocorreu na Travessa Idelfonso Almeida, onde o sentido do tráfego foi alterado. Agora, os veículos devem seguir pela Avenida Jasmin. A mudança ocorre da Avenida Bartolomeu de Gusmão até a Avenida Irurá.

Condutores e pedestres também devem estar atentos ao sentido do tráfego na Avenida Paulo Maranhão no trecho entre a Travessa Idelfonso Almeida até a Avenida Irurá, que mudou.

Renovação dos grupos semafóricos

A SMT também está renovando a amperagem dos grupos semafóricos da cidade de 110 para 12 volts. A troca faz com que haja maior controle da regulação dos semáforos reduzindo problemas de funcionamento e evitando oscilações quando há quedas e/ou picos de energia. Atualmente, 100% dos semáforos de Santarém operam em tecnologia LED que tem maior durabilidade, desempenho luminoso e consomem menos energia.

A Avenida Bartolomeu de Gusmão com a Jasmin foi uma das ruas em que as equipes executaram a troca de amperagem.

De acordo com o Chefe da Divisão de Engenharia de Tráfego, Reinaldo Junior, a equipe está sempre atuando para garantir maior segurança e mobilidade no trânsito. “Nós trabalhamos para garantir a fluidez no trânsito, principalmente, nos pontos em que verificamos maiores fatores conflitantes. Portanto, a partir de nossos estudos técnicos entramos operando de imediato para solucionar essas questões.”

Em outros pontos, as equipes estão implantando novos equipamentos, à exemplo, da instalação de um grupo semafórico no cruzamento das Avenidas Turiano Meira com Brasília, no bairro do Santíssimo, que já está operante.

A introdução no sistema viário foi necessária para evitar acidentes que estavam sendo registrados com recorrência no local, em virtude do avanço da preferencial. “Nesse perímetro nós já havíamos implantado tachões, mas ainda assim ocorreram acidentes em razão da visibilidade de quem vai cruzar a Brasília que tem dificuldade em visualizar os veículos que vem da Turiano. Então, fizemos um estudo técnico e verificamos a necessidade do equipamento que, agora, vai dar maior segurança aos condutores”, informou o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Paulo Jesus.

Na tarde desta sexta-feira, 17, as equipes da SMT atuam ainda na  adequação do semáforo da Rua Afonso Pena com a Avenida Anysio Chaves para a Avenida Brasília para sanar problemas de congestionamento e tráfego de veículos que vem de todos os sentidos. (Com informações da PMS)

RG 15 / O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *