Precariedade toma conta da Transamazônica no trecho Itaituba-Jacareacanga

Por Edmundo Baía Jr.

Não é de hoje que a precariedade das estradas federais na região resultam em verdadeiro um “Inferno de Dante” para os usuários, especialmente caminhoneiros e serviços de saúde. O caos instalado na Transmazônica (BR-230), segundo denúncia, é devido a falta de manutenção que deveria ser efetivada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que possui orçamento milionário para a ação.

Nesta semana, o vereador Peninha recebeu denúncia de motoristas que fazem a linha Itaituba-Jacareacanga, sobre o trecho ter sido interditado. Segundo o edil, primeiro, na altura do quilômetro 35, grandes buracos se abriram e o trafego ficou paralisado durante todo o sábado (30). Porém, numa operação emergencial, máquinas de uma empresa que presta serviço para o DNIT estiveram no local e fizeram um paliativo para desinterditar o trafego de carros.

“Foi uma operação de emergência, porém, sempre que chover vai interditar esta estrada”, afirmou peninha, pois o serviço que foi feito pelas empresas é de péssima qualidade.

O parlamentar falou à imprensa que na altura do Km 135 motoristas tocaram fogo em uma ponte, onde na sexta-feira um caminhão caiu. “Estão em péssimas condições às pontes, e devido a grandes prejuízos, os motoristas revoltados estão destruindo as pontes”, afirmou Peninha. Até o início da semana, o tráfego naquela estrada estava interditado. Os próprios caminhoneiros estão com a ajuda de terceiros construindo “pinguelas” para fluir o trafego.

O vereador Peninha vem há alguns meses denunciando o estado precário desta rodovia, inclusive alegando que as empresas responsáveis não estão fazendo o trabalho de manutenção de qualidade, e com a chegada do inverno o trafego está ficando crítico, causando vários acidentes, alguns com vítimas fatais.

O vereador disse à imprensa que caso o DNIT não tome providências urgentes a tendência é de que neste inverno a Rodovia Transamazônica, no trecho Itaituba-Jacareacanga, fique interditada, com isso o município de Jacareacanga, pode ficar isolado, com grandes prejuízos, uma vez que Itaituba abastece aquele município com gêneros alimentícios, combustível e etc.

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *