O sistema penal ruiu, faliu, quebrou

Por M.Sc. José Ronaldo Campos

O Estado perdeu autoridade dentro do sistema penal, que ruiu, faliu, quebrou. É o inferno que ninguém quer ver. Lá o preso perde não só a liberdade, aniquilam também a sua dignidade.

Do jeito que caminha, o Estado, ao prender, sem perceber estará (ou melhor, já está) recrutando soldados para as facções criminosas. Está tudo errado, amigos, e não é de hoje! É o “Estado Marginal”, com suas regras espúrias, julgamentos sumários e execuções bestiais, mostrando força e poder, versus o Estado acanhado, acuado, dito de Direito. Estamos inseguros, amedrontados e desarmados, à mercê dessas audaciosas facções criminosas.

Se eu fosse juiz, somente em situação excepcional, por cometimento de crime de natureza grave, após audiência preliminar com o preso para aferir o grau de reprovabilidade de seu ato e a sua periculosidade é que mandaria alguém para o presídio, dada as condições atuais.

Afinal, outros meios foram disponibilizados ao julgador com tal desiderato, basta que, sopesando princípios, saiba escolher a tutela adequada ao caso concreto.

Cadeia no Brasil não conserta os maus e ainda estraga os bons. Todos saem da prisão, com raras exceções, pior do que entraram e revoltados com a sociedade.

O pior de tudo é que o Estado ainda nos debita a conta pela dispendiosa segregação.

As facções criminosas só estão esperando os calouros que ingressam no falido sistema penal para adotá-los e reforçar o time do mal.

Tenho dito!

 

O Impacto

7 comentários em “O sistema penal ruiu, faliu, quebrou

  • 9 de novembro de 2021 em 08:54
    Permalink

    Tema importante a ser discutido.
    O Papel do estado é cada vez mais preocupante em relação a essa questão, uma vez que não consegue suprir as necessidades básicas do apenados e proporcionar-lhes condições mínimas de dignidade da pessoa humana.

    Resposta
  • 9 de novembro de 2021 em 08:49
    Permalink

    As causas motivadoras da falência do sistema penal são diversas, até as paredes das celas sabem disso. Contudo, foquei nessa disputa incessante das facções com o Estado no comando dos presídios. O que acontece intramuros faz rubrar satanás. Pena que os presos têm medo/pavor de contar.

    Resposta
  • 8 de novembro de 2021 em 23:12
    Permalink

    Com todo o respeito, concordo plenamente com a afirmação que o sistema penal está quebrado, falido e corroído, porém discordo plenamente com as causas apresentadas no Douto artigo.

    Resposta
  • 8 de novembro de 2021 em 17:23
    Permalink

    As dinâmicas atuais mostram que o direito penal não é capaz de conter a violência, pelo contrário é um instrumento de legitimação de violência, tornando a ressocialização do preso um mito.

    Resposta
  • 8 de novembro de 2021 em 17:22
    Permalink

    Excelente Artigo, concordo em gênero número e grau. As Penitenciárias são verdadeiras escolas do crime. O Procedimento Penal necessita com urgência de uma reforma na execução. Como sempre assertivo Dr. José Ronaldo

    Resposta
  • 8 de novembro de 2021 em 17:13
    Permalink

    Pura verdade! As penitenciárias são as universidades do crime. Hoje exitem muitas penas alternativas que não se faz necessário o encarceramento. Excelente artigo! Parabéns!

    Resposta
  • 8 de novembro de 2021 em 17:12
    Permalink

    Ótima análise, relevante tema a ser discutido!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *