Inicia neste sábado (15) vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos no Pará

O Pará começa a vacinar crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19 neste sábado (15). Entre os municípios que iniciarão a imunização dessa faixa etária está Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, que concentrará a ação de saúde na Usina da Paz (UsiPaz) Icuí-Guajará. “Sabemos que a vacina é a responsável por diminuir a gravidade dos sintomas da Covid-19. Por isso, queremos convocar a todos os pais e responsáveis que levem seus filhos, para que todas as crianças também estejam protegidas”, diz Ariel Sampaio, secretário adjunto de Administração da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

As crianças começarão a receber as vacinas pediátricas da Pfizer, que chegaram ao Aeroporto Internacional de Belém na sexta-feira (14). As 62 mil doses foram enviadas pelo Ministério da Saúde. O primeiro lote de vacinas autorizadas para o público infantil já está sendo distribuído aos Centros Regionais de Saúde. No Pará, a vacinação de crianças não terá exigências, como laudos e receitas. Por se tratarem de menores de idade, será necessário apenas o consentimento dos pais ou outros responsáveis.

Na UsiPaz haverá um ato simbólico, com a participação de representantes da Sespa e da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac). “Chegaram as primeiras doses de vacinas para as nossas crianças de 5 a 11 anos, e nós já disponibilizamos a distribuição para que os 144 municípios possam estar abastecidos. As primeiras cidades, inclusive, já começarão a vacinação neste sábado. Portanto, acompanhe no seu município para que você não perca a oportunidade”, ressaltou o governador Helder Barbalho.

Público-alvo

A vacinação é destinada a crianças diagnosticadas com doenças como Diabetes Mellitus, pneumopatias crônicas, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas crônicas, doença renal crônica, imunossuprimidos ou síndrome de down.

A ação é uma parceria do governo do Estado com a Prefeitura de Ananindeua, sendo realizada até o próximo sábado (22) na UsiPaz, em horário de funcionamento diferenciado. A partir da próxima segunda-feira (17), a Usina funcionará das 8 às 13 h somente para a vacinação das crianças. As atividades normais no complexo de serviços de cidadania serão retomadas após esse horário.

O Impacto com Agência Pará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *