Após polêmica sobre cerca, proprietário de ‘morro turístico’ no Maracanã garante que área não será descaracterizada

Por Diene Moura

A construção de um cercado ao redor do “morro turístico” situado às margens da praia mais popular de Santarém surpreendeu frequentadores assíduos e até turistas que costumam contemplar o pôr do sol no fim da tarde na Praia do Maracanã. Rapidamente imagens de um “gradeado” começaram a circular nas redes sociais e dividir opiniões sobre quais os planos reais para aquela área que durante anos é espaço de lazer e entretenimento. O responsável pela manutenção da local, que também tem um imóvel as proximidades, Geraldo Aquino, afirma que a propriedade é documentada, legalizada e garante que o morro não será descaracterizado após transformar o lugar em um ponto turístico.

“Estamos cuidando muito bem da área e está ficando muito bonita, por conta disso incomodou algumas pessoas, mas ninguém foi impedido de entrar. Está aberta o dia  todo para pessoas visitarem, tirarem fotos. Nós colocamos algum tempo atrás bancos, e agora umas mesas para dar mais conforto, e pretendemos colocar de imediato uma sorveteria em um contêiner. O morro é muito lindo e não vai ser mexido por obra de construção civil , não vai  fugir das características dele, porque o que vamos fazer são obras aéreas, no estilo colunas de aço, trançada, é como se fosse a orla do Maracanã só estaqueada no chão e a obra feita acima”, afirmou.

De acordo com o  empresário, a cerca aos arredores serve para controlar o fluxo de pessoas no local, haja vista que em determinados horários o ambiente se torna propício para práticas ilícitas. Durante a madrugada usuários de drogas costumam frequentar o morro, além de que já houve relatos de ações criminosas, como assaltos e tentativas de homicídio em decorrências de brigas com o uso de garrafas e armas brancas.

“Varremos todo dia, juntamos o lixo, as garrafas quebradas que os usuários acabam utilizando nas praias 24h, quando saem das festas vão pra lá e no outro dia os donos de bares retiram os cacos de vidros. Limpamos a parte onde a gente faz um campinho de futebol pra gente jogar uma bolinha. Todas as pessoas que moram no entorno cuidam muito bem, tem  morador que manda  podar algumas árvores do bosque que tem indo pro Juá. Maioria  tem contribuído pra aquele espaço ficar agradável não só pra quem visita, mas para quem usufrui diariamente e nós temos esse  privilégio”, finalizou.

Projeto Turístico

O projeto tem um investimento de mais de 150 milhões e o planejamento é que sejam instalados três restaurantes com estacionamento, incluindo um espaço para mirante. O objetivo é melhorar o que já existe e fomentar o turismo na região, como destaca o proprietário, Geraldo Aquino. “A área  é destinada (área do morro) para ser comercial, onde vamos  estabelecer um restaurante para ser um dos melhores da cidade, e claro, dar um suporte no turismo da cidade, para atrair o turista e sermos considerados um dos melhores da região. Até porque já demonstramos nossa capacidade, competência e nossas intenções de a cada dia poder contribuir com a cidade”, frizou.

Denúncia de irregularidades

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial de Santarém, constatou, após receber denúncia, a construção irregular de uma cerca no “Mirante do Maracanã”, que dá acesso à praia do Maracanã, em Santarém (PA). Conforme nota oficial enviada à imprensa, a obra está em desacordo com o artigo 26 do Regulamento de Segurança do Tráfego Aquaviário em águas sob jurisdição nacional.

Uma equipe da Capitania Fluvial de Santarém foi enviada ao local para notificar o responsável pela construção. A Marinha do Brasil destaca a importância da sociedade em fiscalizar e informar através do Disque Emergências Marítimas e Fluviais: 185, qualquer situação que possa afetar a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis ou que represente risco de poluição aos rios e lagoas.

Nota SEMURB

A Secretaria Municipal de Urbanismos e Serviços Públicos (SEMURB) tomou conhecimento da denúncia e informou que está adotando medidas para averiguar a real situação mencionada por denunciantes. Em breve, um relatório de fiscalização será elaborado com os resultados das ações baseadas nos Códigos de Postura e de Obras do Município de Santarém.

RG 15 / O Impacto

6 comentários em “Após polêmica sobre cerca, proprietário de ‘morro turístico’ no Maracanã garante que área não será descaracterizada

  • 19 de fevereiro de 2022 em 10:29
    Permalink

    Já deveria estar cercado a muito tempo.
    O espaço realmente é lindo pra contemplação do pôr do sol e de uma parte do rio Tapajós.
    Acontece que o espaço tem sido usado também pra consumo de bebidas alcoólicas e drogas.
    Se o proprietário não fizesse a limpeza do espaço diariamente, o local estaria sem condições de uso, devido ser jogado muito lixo e garrafas inteiras e quebradas, inclusive na beira do rio.
    Certa vez eu estava no local com minha bike e um sujeito queria subir com o carro até a beira do barranco onde tem um banco e sua mulher insistiu muito pra que ele não fizesse isso e diga-se de passagem, tinha muita gente no local.
    Infelizmente, os vândalos considerada a banda podre do planeta, aonde vai é só pra bagunçar e destruir, não é diferente na praia do Maracanã onde as famílias de bem evitam frequentar o ambiente, por conta dos arruaceiros que vão só pra encher a cara de cachaça e brigarem, tanto homens como mulheres.
    Esse é o reflexo da violência praticada pelo ser humano contra o próximo e contra o planeta.

    Resposta
  • 18 de fevereiro de 2022 em 11:55
    Permalink

    Art. 26. Infração às normas relativas à execução de obra sob, sobre ou ás margens das águas:

    Penalidade: multa do grupo E, e demolição da obra, caso esta impeça, venha a impedir ou afete a segurança da navegação no local.
    NÃO ENTENDI ONDE SE APLICA A INFRAÇÃO MENSIONADA PELA MARINHA…..

    Resposta
  • 18 de fevereiro de 2022 em 09:05
    Permalink

    Isso é papo de grileiro que a é área documentada, é sabido que a área das margens do rio Tapajós é de posse da Marinha, tem que tirada esta cerca e ser demolida aquela casa, exemplo de invasão de espaço público.

    Resposta
    • 18 de fevereiro de 2022 em 12:27
      Permalink

      As margens de rios e os rios não são propriedade da Marinha, são áreas de marinha (de navegação). Segundo o teu raciocínio, teria que ser demolido aquela “ponte” da cargill sobre o Rio Tapajós, que intervém substancialmente na navegação.

      Resposta
      • 19 de fevereiro de 2022 em 11:56
        Permalink

        Colaborando com seu raciocínio teria que retirar tbm a orla do Maracanã pois foi feita dentro do Rio e hj nenhuma embracao consegui atracar as margens da praia porq não passa por baixo da orla aérea

        Resposta
    • 18 de fevereiro de 2022 em 22:06
      Permalink

      Essa área pertence a União,ele pode ser o dono da casa que existe ali,mais esta casa tinha um muro que cercava a mesma deixando o morro livre.
      Mais como ele diz estar zelando pelo local para colocar ordem,que assim seja e que tenhamos passe livre para entrar e sair.
      Esse pessoal de santarem se tem um trocadilho a mais que o outro se fazem de dono comendo pela beirada.
      Pronto falei!..

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *