Como o aterramento elétrico pode proteger seus eletrônicos

“Equatorial Pará explica o sistema que reduz a possibilidade de choques elétricos e a queima de equipamentos”

O uso da energia elétrica no cotidiano é tão comum que acaba sendo esquecido pelas pessoas, assim como os cuidados de segurança para a sua utilização. Uma opção para proteger a instalação é utilizar o aterramento elétrico – popularmente chamado de fio terra – que funciona como uma rota de fuga para uma possível descarga elétrica ou fuga de energia.

Como a rede elétrica em alguns locais não é estabilizada, fugas de tensão são comuns e a energia que escapa da tomada fica armazenada na carcaça metálica dos dispositivos. Assim, se alguém encostar nessa superfície, receberá uma descarga elétrica, que pode variar de acordo com a voltagem. Em dias chuvosos e de trovoadas, o aparelho também pode ser submetido a uma sobretensão podendo vir a queimar.

Segundo o executivo de Manutenção de Alta Tensão da Equatorial Pará, Altair Sales, esse choque elétrico acontece porque existe uma diferença de potencial entre a pessoa que encosta e o equipamento.

De qualquer forma, o aterramento elétrico é importante, principalmente para garantir o funcionamento adequado da instalação e a segurança quanto aos fenômenos que possam comprometer o funcionamento adequado dos equipamentos”, explica Altair.

Entre os benefícios do aterramento, destacamos os mais relevantes:

SEGURANÇA e DESEMPENHO – Como explicado, a fuga de corrente que pode acontecer nos equipamentos pode ser transmitida para quem encostar neste aparelho, causando um choque elétrico. Vale lembrar que fatores externos podem agravar esse choque, como a pessoa estar molhada, por exemplo. Pensando nisso, é melhor evitar o contato com a eletricidade.

Os equipamentos que apresentam fuga de energia e não estão ligados a um sistema de aterramento, eliminarão a energia quando alguém entrar em contato com eles. Mas, se houver a ligação com o aterramento elétrico, esse excesso de energia será eliminado pelo cabo terra de maneira segura.

SAIBA MAIS – O terceiro pino da tomada, também conhecido como “terra” e implantado em 2011, é responsável por levar a energia excedente para o solo, desmagnetizando o aparelho e evitando acidentes ou problemas maiores. Muitas pessoas – por desconhecerem a sua importância – acabam cortando esse pino, porém, ao fazer isso estão trazendo o risco de choques elétricos e queima dos componentes eletrônicos.

O Impacto com informações Equatorial Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *