Alerta: UPA tem aumento no número de atendimento de crianças com síndromes gripais

O clima frio em Santarém do inverno amazônico vivido neste período do ano, em geral, proporciona o aumento de sintomas gripais na população, principalmente nas crianças. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Santarém o fluxo de atendimento do público infantil tem crescido no mês de março. Nas duas primeiras semanas do referido mês as internações na Unidade aumentaram em mais de 50% em comparação ao mesmo período do mês anterior. Por esse motivo, os profissionais da Unidade alertam quanto à prevenção no dia-a-dia dos pequenos.

De acordo com o levantamento da UPA, do dia primeiro ao dia 15 de março, 40 crianças foram internadas. Em fevereiro foram 28 acolhimentos e em janeiro chegou a 18 pequenos com sintomas moderados de gripe.

Segundo o coordenador de enfermagem da UPA, Rodolfo Sousa, o perfil de criança que precisa ficar em observação médica é aquele com febre importante que não cessa, dificuldade de respiração, diarréia e entre outros. “A alta demanda de crianças atendida neste mês nos preocupa, por isso, pedimos que os pais e os responsáveis reforcem a prevenção a saúde. Hidratar bastante a criança, evitar ficar em locais úmidos e aglomerados”, explicou.

Mesmo que esse crescente número de pequenos na Unidade seja esperada nos meses de fevereiro e março, período em que ocorrem as fortes chuvas da região, alguns cuidados não podem ser negligenciados, entre eles, higiene e esquema vacinal.

Em caso de crianças que começam a apresentar sintomas de gripe, vale priorizar o repouso. “Ofereça muito líquido (água, sucos naturais, água de coco). Lave bem as mãos das crianças com água e sabão frequentemente, especialmente depois de tossir ou espirrar. Mantenha o ambiente limpo e arejado e prefira uma alimentação equilibrada”, reforçou o enfermeiro Rodolfo.

O Impacto com informações da UPA – Instituto Mais Saúde

Um comentário em “Alerta: UPA tem aumento no número de atendimento de crianças com síndromes gripais

  • 18 de março de 2022 em 09:35
    Permalink

    POR FAVOR NÃO LEVE SEU FILHO PARA UPA POIS PODE FICAR MAIS DOENTE.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *