Receita Federal alerta para novo golpe do PIX em guia falsa do Simples Nacional

A Receita Federal anunciou na terça-feira (15), através do site do Governo Federal, que criminosos estão utilizando uma espécie de guia para pagamento simulando um Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). A guia é enviada por correspondência, com indicação de “Simples Nacional” como remetente.

Observa-se que ao tentar realizar o pagamento via PIX – única opção no documento falso, pois não há código de barras ou outro meio – o sistema direciona o pagamento para uma empresa privada denominada SIMPLES PAGAMENTO ONLINE LTDA.

Os contribuintes precisam estar atentos e verificar os pagamentos pendentes e dívidas em aberto sempre nos sites oficiais dos órgãos públicos. As dívidas do Simples Nacional podem ser consultadas no portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal em gov.br/receitafederal, ou no Portal do Simples Nacional, em www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional.

“Atenção empresários optantes pelo Simples Nacional, vocês são o alvo desta vez! Fique Alerta, não caia em golpe!”, reforça a Receita Federal.

Os golpistas utilizam elementos conhecidos como a logomarca oficial do Simples e termos técnicos para tentar dar veracidade ao documento falso. Com ameaça de multa altíssima de até 225% sobre o valor cobrado, tentam pressionar as possíveis vítimas para que paguem com celeridade e, dessa forma, buscam tirar a atenção dos detalhes importantes. Conforme imagem abaixo:

O Impacto com informações  Receita Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.