PRF apreende madeira ilegal e extremamente rara em Santa Maria do Pará

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na terça-feira (22) cerca de 20 m³ de madeira sendo transportados ilegalmente, durante fiscalização no km 102 da BR-316, em Santa Maria do Pará (PA).

Durante abordagem a um caminhão, foi realizada aferição do volume da madeira serrada embarcada e análises minuciosas das amostras da carga, a fim de verificar se as essências estavam de acordo com o descrito na guia florestal apresentada pelo condutor. Após tais análises, foram constatadas essências divergentes do que fora declarado.

Entre as espécies embarcadas, foram encontradas madeiras de Copaíba (Copaifera Reticulata), Angelim (Vataireopsis Araroba) e Cedro-Faia (Roupala Brasiliensis), madeira extremamente rara e de alto valor no mercado internacional, comumente utilizada na produção de instrumentos de corda de boa qualidade.

Diante dos fatos, o veículo e a carga foram apreendidos e estão à disposição do órgão ambiental competente, para a realização dos procedimentos cabíveis, em tese, pelo crime de transporte ilegal de madeira. O condutor assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado.

RG 15 / O Impacto com informações da PRF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *