Belterra – Professores anunciam greve em cobrança ao pagamento do piso salarial

Cerca de 100 professores e apoiadores realizaram uma carreata na tarde de quinta-feira (24) nas principais vias do município de Belterra, no Pará. O ato sob coordenação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (SINTEPP), deu início a greve. A manifestação finalizou em frente à Prefeitura, para cobrar do gestor municipal, Jociclélio  Castro Macedo, o pagamento do piso salarial dos educadores.

De acordo com a Professora Heloise Rocha, Coordenadora do SINTEPP – Subsede em Belterra, as reuniões de negociações para pagamento ocorrem desde janeiro deste ano.

“Infelizmente o prefeito não pagou o piso de 33,24% e ele quer nos oferecer uma proposta imoral de apenas 18%. A categoria não aceita! Na penúltima reunião, no dia 17 de março, a Secretária de Educação, Dimaima Moura, nos avisou que havia a viabilidade de pagamento e nós quanto categoria recuamos abrindo mão do nosso retroativo de janeiro e fevereiro para posteriormente ser pago quando entrasse mais verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação  (Fundeb)”, afirmou.

‘Panelaço’ em frente a Prefeitura de Belterra

A coordenadora ressaltou ainda que a Secretária, em reunião, confirmou que havia recurso para o pagamento. No entanto, o Prefeito Macêdo alegou que não pagaria os 33,24%, por conta do Índice de Folha que iria aumentar.

“Diante do exposto, a gente, enquanto categoria ficamos indignados, pois sabemos que é uma verba que vem rubricada somente para pagamento de servidores e ele não quer nos repassar, não é uma verba que sai dos cofres da Prefeitura”, finalizou.

Na manhã de sexta-feira (25), a partir de 9h ocorrerá um panelaço em frente à Prefeitura e na segunda-feira acontecerá uma BLITZ. Ainda hoje, há a possibilidade de uma nova reunião para negociação, mas o horário ainda não foi definido.

Matéria atualizada às 11h13.

O Impacto – Por Diene Moura e Lorenna Morena

Foto: SINTEPP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *