Projeto Horta ensina técnicas de cultivo a mulheres usuárias do Cras Urumari

Durante uma semana, 20 mulheres usuárias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Urumari, tiveram a oportunidade de aprender na teoria e prática como cultivar uma horta caseira.

O Projeto Horta foi realizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Urumari, em parceria com do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

De acordo com a coordenadora do Cras, Ingred Aguiar, o objetivo foi estimular o hábito alimentar saudável e orientar de maneira correta como cultivar uma horta, a fim gerar renda para as suas famílias.

“Foi gratificante poder proporcionar para estas pessoas esse curso de horta caseira. Percebemos que elas irão replicar, além de fazer em suas casas estarão orientando outras pessoas a fazer o mesmo e isso que é importante pra nós”, observou a coordenadora.

“Eu agradeço a Prefeitura por ter nos disponibilizado o curso de horta, pra gente aprender manusear a terra, manusear nossas hortas e ter um alimento saudável.  Agradeço também por ter tido a oportunidade de conhecer novas amizades”, disse a participante Norma Silva.

“A maioria das pessoas hoje em dia tem um pedaço de quintal que poder ter uma horta e com certeza agora nossas usuárias do Cras Urumari estarão de forma correta, fazendo uma hortinha no seu quintal, e com isso, além de poder ter uma alimentação saudável, poderão adquiri uma renda com as vendas de suas hortaliças. Esse é um dos principais objetivos da Assistência Social, poder contribuir com as pessoas para que possam sair da situação de vulnerabilidade social”, destacou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

O Impacto com Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *