Polícia Civil do Pará prende homem acusado pelos crimes de estelionato virtual e falsidade ideológica

A Polícia Civil do Pará, por meio da Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC), deflagrou, na última quinta-feira (31), a Operação Forquilha, que cumpriu mandado de prisão preventiva, no Estado do Ceará contra um homem acusado de praticar estelionato virtual e falsidade ideológica no Pará.

Durante as investigações, foi constatado que ele usava documentos falsos com nomes de servidores públicos para abrir contas em bancos digitais. Com as contas aprovadas, o acusado solicitava a portabilidade do salário destes servidores, que acabavam ficando sem acesso aos valores, pois o dinheiro passava cair em outra conta, sob controle do investigado.

De acordo com a delegada Maria de Fátima Chaves dos Santos, responsável pelas investigações do caso, pelo menos dez contas bancárias foram abertas utilizando documentos falsos. A estimativa é que o homem tenha movimentado um valor de R$ 215 mil. “Após tomar posse dos salários dos servidores, o criminoso passou a ostentar vida farta nas redes sociais, na cidade de Fortaleza, onde passou a residir desde o início do mês de março”, destacou a delegada.

O rastro digital deixado pelo criminoso ao abrir contas e ao movimentar o dinheiro extraviado dos servidores foi investigado pela Polícia Civil, através da utilização de técnicas de investigação que tornaram possível a identificação de indícios de autoria e materialidade, que culminaram com o pedido de prisão preventiva contra o acusado.

Simultaneamente, no município de Belém, equipes da Polícia Civil também cumpriram mandado de busca e apreensão em duas residências vinculadas ao homem responsável pelos crimes. Nos locais foram encontrados documentos e diversas cédulas de identidades sem fotos. O material apreendido será encaminhado para para perícia.

O delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende, reforçou a atuação da Polícia Civil no combate a crimes no Pará. “O criminoso estava residindo no Ceará, de onde aplicava golpes que lesavam servidores públicos do Pará. Através do trabalho de investigação foi possível chegar ao acusado. A PC não tem medido esforços para coibir a prática de crimes dessa natureza no Pará”, disse Walter Resende.

A “Operação Forquilha” contou com a participação de policiais da Polícia Civil do Estado do Ceará.

CUIDADOS 

A delegada Ticiane Maia destacou alguns cuidados que devem ser adotados para evitar casos de crimes envolvendo o roubo de dados pessoais. “É importante sempre verificar, junto aos bancos, o uso dos seus dados. Existe um site chamado Registrato, vinculado ao Banco Central, onde usuários podem verificar quantas contas bancárias estão vinculadas ao seu nome.” alertou.

A delegada também destacou a importância de que casos de roubo de dados, mesmo aqueles que não resultaram em prejuízo financeiro, sejam registrados junto à Polícia Civil. “O simples uso de dados sem autorização já representa risco para a prática de crimes virtuais. Nesses casos, é importante o registro da ocorrência para que os casos possam ser investigados.” explicou a delegada. (Com informações da Agência Pará).

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *