‘Casinha’ é reativada para atendimento a pacientes com sintomas gripais, em Santarém

Em virtude da recente alta no número de pacientes com síndrome gripal, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reativa a Casinha, localizada na Praça São Sebastião, a partir desta segunda-feira, 11. O ponto atuou de janeiro a abril deste ano como Unidade de Síndrome Gripal (USG), e agora retorna para ampliar os atendimentos e somar as outras duas que estão em atividade na Nova República e no Santarenzinho.

A Casinha funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A estratégia visa descentralizar os atendimentos, dar mais agilidade aos trabalhos, garantir mais segurança à população e às equipes de saúde e conter os casos de influenza no município.

Qualquer pessoa com sintomas gripais como febre, dor de garganta, coriza ou tosse pode procurar o local e realizar o teste rápido. Pessoas sem sintomas ou que tenham tido contato com pessoas com covid-19 ou suspeitas de estarem com a doença também podem fazer o teste. Para ser atendido o paciente deve ter em mãos os seguintes documentos: RG, CPF e cartão SUS.

A nova unidade soma as outras duas para reforçar os atendimentos de síndrome gripal que aumentaram em virtude da gripe que está acometendo todo o Brasil. Os casos de gripe aumentam ainda com o grande volume de chuvas registradas na região nos últimos meses e diminuição das temperaturas. A doença sazonal deixa boa parte da população acamada por sintomas como febre, dor no corpo, coriza e outras manifestações comuns à problemas respiratórios. Estas são ocorrências comuns a época chuvosa e registradas antes da pandemia.

“Estamos ampliando um ponto descentralizado de sintomas gripais visando dar mais celeridade aos atendimentos para os usuários do SUS e desafogar os atendimentos na UPA, dos pacientes que têm procurado a unidade com sintomas gripais e desafogar também os outros dois pontos de atendimento 24h. Com isso, agilizar o diagnóstico do paciente. Inclusive, oferecendo atendimento médico, testagem para covid-19 e dispensação de medicamentos para sintomas gripais”, pontuou a titular da pasta, Vânia Portela

Onde procurar atendimento?

  • Unidade de Saúde Descentralizada 24h Nova República, localizada na Av. Tancredo Neves, próximo a Praça do bairro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e das 19h às 23h, e aos finais de semana de 8h às 23h.
  • Unidade de Saúde Descentralizada 24h Santarenzinho, localizada na rua Elizander Nogueira, 610, Santarenzinho, atende apenas nos finais de semana, das 8h às 23h.
  •  Casinha, localizada na Praça Barão de Santarém, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Serviços ofertados pelas USG:

  • Acolhimento ao Paciente
  • Verificação de Pressão Arterial
  • Verificação de Temperatura
  • Verificação de Saturação e Batimentos cardíacos
  • Consulta Médica
  • Notificações
  • Liberação de Medicações
  • Testes Rápidos contra covid-19 : Sorologia e Antígeno

O Impacto com Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *