Mais de 9 mil procedimentos de saúde são realizados pela Unidade Fluvial Ailton Barros na região de várzea

Como estratégia de levar saúde a população das comunidades de várzea, a Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Ailton Barros realizou mais uma missão coordenada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), seguindo o planejamento estabelecido pela Atenção Primária em Saúde. Durante 10 dias, a UBSF atendeu 22 comunidades e cerca de 3900 pessoas realizando mais de 9 mil procedimentos. A ação encerrou na quinta-feira, 21.

Durante a expedição foram feitas 271 consultas médicas, 225 consultas odontológicas, 353 procedimentos odontológicos, 56 consultas de enfermagem, 54 Exames Preventivos do Câncer de Colo do Útero (PCCU), 6937 Dispensação de medicamentos, 522 vacinas contra covid-19, 1033 vacinas de rotina. Outros serviços como injetáveis, aferição de pressão e pré-natal também foram realizados.

A enfermeira Sheila Almeida, responsável por gerenciar a equipe profissional da unidade, comentou sobre a expedição. “É muito gratificante poder atuar junto com toda a nossa equipe levando saúde para uma população que tanto necessita de assistência. Toda expedição tem duração de 10 dias e é sempre um grande desafio, mas a cada final da missão vem aquele sentimento de dever cumprido.”

Para que as Unidades fluviais saiam em missão é preciso alinhar a logística. Essa função é organizada pelo coordenador de transporte da Semsa, Vanilson Lira. “Cada viagem de uma UBSF é bastante planejada, pois temos que trabalhar em cima dos fatores climáticos como o período de cheia e seca dos rios. E o Ailton Barros atende a região de várzea que é muito afetada com a seca. No entanto, com a orientação do prefeito Nélio Aguiar e da nossa secretária de Saúde estamos conseguindo alcançar excelentes resultados no atendimento das comunidades ribeirinhas.”

                                     

A assessora de rios, Tângara Sansil, explica a importância da gestão e desempenho dos profissionais para o sucesso da missão realizada pelo UBSF Ailton Barros. “Temos profissionais altamente preparados para atuar na atenção a saúde dos ribeirinhos alinhando estratégias e arranjos organizados para diminuir a desigualdade de acesso à saúde, atuando para viabilizar a continuidade da assistência desta população.”

A Unidade Ailton Barros foi entregue pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em 29 de julho de 2020. A UBSF é uma embarcação que comporta Equipes de Saúde da Família Fluviais (ESFF), equipadas com materiais, mobiliário e ambientes necessários para atender a população de rios.

Atualmente, Santarém conta com três UBSF’s em atuação: o Abaré I, o Abaré II e o Ailton Barros.

O Impacto com Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *