Adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa do Creas participam de atividade esportiva

Uma tarde de atividade esportiva foi proporcionada para vinte e quatro adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Santarém Creas, nesta sexta-feira (29). A ação foi realizada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e pelo Projeto Oportunidades Sem Medidas.

Os adolescentes estiveram na Estação Cidadania Cultura e Lazer, no bairro São José Operário, e puderam participar de um momento de integração do projeto que possibilitou a ida até um espaço público incentivando a prática esportiva.

De acordo com Jéssica Bentes, coordenadora do Projeto Oportunidade Sem Medidas do Creas,  o objetivo da atividade foi incentivar a prática esportiva para o bom desenvolvimento dos adolescentes nos aspectos físico, mental, social e moral  trabalhando a ressocialização através do esporte e lazer.

“Atividade esportiva pode ser considerada como uma ferramenta eficiente de intervenção psicossocial, como um importante mecanismo na construção da identidade desses jovens e adolescentes, como instrumentos que contribui para o processo de socialização e para a incorporação de valores e comportamentos voltados para a cooperação, disciplina, autoestima, resiliência entre outros, gerando benefícios para suas famílias e para a sociedade de modo geral,” explicou Jéssica.

“Pra mim e para o pessoal que participou, foi muito boa, porque nos conhecemos melhor, conversamos, jogamos futebol, vôlei, basquete, dama e nos divertimos muito,” contou o adolescente em cumprimento de medida.

 “Para além do cumprimento da medida socioeducativa, o projeto Oportunidades Sem Medidas, busca proporcionar aos adolescentes momentos de integração com a comunidade, serviços de qualificação profissional e o suporte para a construção de um plano de vida. Fazendo parte deste conjunto de ações, a prática esportiva é uma possibilidade tanto do cuidado com a saúde física e mental, quanto uma possibilidade de incentivar aqueles que pretendem seguir o caminho do esporte. Ações como estas contribuem para o crescimento dos nossos adolescentes e os afastam de práticas inadequadas,” avaliou Sandra Santana, secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

Sobre o Projeto:

O Projeto Oportunidades Sem Medidas é financiado pelo banco Santander através do Programa Amigo de Valor que tem como objetivo a qualificação profissional dos Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e também de um plano de vida para que consigam cumprir sua medida, tendo acesso tanto a cursos de qualificação voltada a interesses deles, como momentos de lazer e fortalecimento de vínculos com a comunidade.

O Impacto com Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *