PF cumpre mandados contra Desembargadores do Tribunal de Justiça do Pará

A Polícia Federal, em conjunto com a Procuradoria-Geral da República (PGR), deflagrou nesta quinta-feira (04) a Operação Q.I. (“Quem Indica”), que teve como objetivo dar cumprimento a 30 mandados de busca e apreensão contra Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) e servidores de diversos órgãos do Executivo Estadual.

Cerca de 112 Policiais Federais foram mobilizados para cumprir as medidas cautelares expedidas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A deflagração da operação contou ainda com a participação de Procuradores da República.

A investigação teve início a partir da análise do material apreendido na Operação Para Bellum, ocorrida em junho de 2020 e que apurou fraudes na compra de respiradores pulmonares pelo Governo do Pará.

Em um dos telefones celulares analisados, apreendido em poder do ex-Chefe da Casa Civil da Governadoria do Estado Pará, foram localizadas mensagens, as quais demonstram que, de um lado, Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, valendo-se de seus cargos, patrocinaram, em tese, direta e indiretamente, interesses privados perante a Administração Pública, ao indicar “apadrinhados” (parentes e amigos) para cargos em comissão em diversos órgãos do Poder Executivo do Estado do Pará.

Nas mensagens analisadas também há indicativos de que o ex-Chefe da Casa Civil da Governadoria do Estado do Pará em conjunto com membros da cúpula do Governo do Estado do Pará, possivelmente, praticaram atos de ofício contra disposição expressa de lei (princípios constitucionais que regem a Administração Pública, destacadamente impessoalidade e moralidade), para satisfazer interesses pessoais, nomeando e/ou mantendo “apadrinhados” (parentes e amigos) indicados por Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Pará para cargos em comissão no Poder Executivo do Estado do Pará.

O nome da operação Q.I. remete à sigla informal “Quem Indica”, em substituição à sigla original “Quociente de Inteligência”, utilizada para expressar a prevalência das referências e indicações baseadas nas relações pessoais e de amizade em detrimento do currículo, conhecimentos formais e habilidades de candidatos postulantes a uma vaga de trabalho, circunstância que fere os princípios da Administração Pública.

A Polícia Federal continuará investigando os fatos. (Com informações da PF)

O Impacto
Foto: Ilustrativa/Divulgação

 

27 comentários em “PF cumpre mandados contra Desembargadores do Tribunal de Justiça do Pará

  • 4 de agosto de 2022 em 10:44
    Permalink

    Se fosse um servidor do segundo escalão o nome com foto ilustraria a notícia mas sendo os deuses, ficamos com a sensação que o judiciário paraense fede.

    Resposta
    • 4 de agosto de 2022 em 13:01
      Permalink

      UMA VERGONHA
      COMO ADVOGADO TENHO A LAMENTAR SE PROVADO ESE FATO.
      LAMENTAVEL MAS PARABENS A POLICIA FEDERAL.
      A LUTA CONTRA A CORRUPCAO DEVE SER COMBATIDA SEJA EM QUALQUER PODER.

      Resposta
      • 4 de agosto de 2022 em 14:33
        Permalink

        Alguns meses atrás foi ventilado o nome do atual governador do estado Hélder Barbalho, pelo envolvimento em desvios de vultosa quantia, por ocasião da compra das vacinas , respiradores, enfim, agora só querermos o prosseguimento das investigações, fique esclarecido , que todos sejam punidos de acordo com a lei

        Resposta
        • 5 de agosto de 2022 em 12:45
          Permalink

          Parabéns a PF, o povo agradece! Mais tem pegar o chefe maior que está com foro!

          Resposta
    • 4 de agosto de 2022 em 14:49
      Permalink

      Isso e Brasil, jeitinho brasileiro, e uma praga.

      Resposta
  • 4 de agosto de 2022 em 10:43
    Permalink

    Vamos ver se vai acabar em PIZZA, mas eu acredito na PF e na Justiça dos bons homens.

    Resposta
  • 4 de agosto de 2022 em 09:53
    Permalink

    INFELIZMENTE A CORRUPÇÃO ESTÁ GENERALIZADA!!

    Resposta
    • 4 de agosto de 2022 em 11:03
      Permalink

      E ISSO QUE BOLSONARO TENTA ACABAR. TA DIFiCiS! A PERGUNTA QUE NÃO QUER FALAR. PORQUE NÃO DIVULGAM OS NOMES DESSES DESEMBARGADORES?

      Resposta
      • 4 de agosto de 2022 em 13:17
        Permalink

        Bolsonaro não tenta acabar isto. Ele faz pior. Nomeia pra cargos importantes do primeiro e segundo escalão, do governo, nomes envolvidos com crimes, indicados pelo centrão. E afasta delegados federais, que investigam os amigos, aliados e filhos do presidente. Corrompeu-se, comprando o apoio do centrão, pra não sofrer impeachment, mentindo, sempre, e nada fazendo pra combater a corrupção.

        Resposta
    • 4 de agosto de 2022 em 11:27
      Permalink

      É muito triste ver homens habilitados para o bom e o bem escolherem a servidão ao mal, o dinheiro não é uma maldição mas torna-se em maldição pelas mãos daqueles cujo coração foi coopitado pela trevas, que a centelha Divina volte a brilhar nestes corações porque há mais festas no céu por um pecador arrependido do que por 100 justos que lá estão, assim disse áquele que caminhou na terra e que de posse de todo poder jamais se corrompeu.

      Resposta
  • 4 de agosto de 2022 em 09:51
    Permalink

    A política partidária tem lançado a flecha da corrupção em todos os setores da sociedade, dentre estes os fundamentais: na saúde, onde as pessoas padecem e/ou perdem suas vidas. No judiciário com processos engavetados e o cidadão sem usufruir do seu direito ou até mesmo sem o direito de saber que não tinha esse direito e na educação provocando atraso no desenvolvimento científico/intelectual e sustentável do nosso pais .

    Resposta
    • 4 de agosto de 2022 em 11:32
      Permalink

      Vc tem toda razão em seu comentário e torçamos e vibremos muito para que nosso povo recupere a conscientização da importancia e do valor da boa moral, da boa conduta e da retidão, os políticos são homens que sairam do povo, portanto necessitamos vibrar na cura das mentes de nossa nação.

      Resposta
  • 4 de agosto de 2022 em 09:37
    Permalink

    … cadeia nesses vagabundos .

    Resposta
    • 4 de agosto de 2022 em 10:26
      Permalink

      Esse um retrato de um estado dilacerado pela corrupção, mas nós entregamos o galinheiro nas mãos das raposas novas, que foram treinadas pelas raposas antigas e experientes. Eu até me sinto culpado, pois votei neste atual governo que aí estar, acreditei como muitos, que este atual gestor estadual iria mudar a imagem de sua família. Mas infelizmente, usou da experiência das raposas velhas, não pra limpar o nome da família e sim pra sujar ainda mais. Porém, ainda podemos mudar esse quadro, só depende de nós. O Pará precisar tomar outra direção. Só nos resta ZEQUINHA NELES!

      Resposta
  • 4 de agosto de 2022 em 09:25
    Permalink

    Esse jogo de apadrinhamento facilita o engavetamento de processos a anos no estado para eles é a família da corrupção que roem o progresso e a qualidade de vida do paraense a cada pleito da política inescrupulosa.

    Resposta
  • 4 de agosto de 2022 em 08:59
    Permalink

    No final qual será o sabor dessa pizza?

    Resposta
    • 4 de agosto de 2022 em 09:26
      Permalink

      (In) Felizmente a operação QI deflagrada pela PF em cumprimento aos MS em face de Desembargadores do TJPA, nos mostra uma prática, diria até sistêmica, de indicação de cargos/funções entre os poderes, na maioria das vezes, sem a qualificação necessária que o cargo exige. Neste caso específico, esses magistrados fizeram “vista grossa” no objeto dos interesses privados, valendo -se de seus cargos.
      Onde há fumaça…
      Ademais, às favas os princípios constitucionais da Administração Pública.

      Resposta
    • 4 de agosto de 2022 em 09:58
      Permalink

      A política partidária tem lançado a flecha da corrupção em todos os setores da sociedade, dentre estes os fundamentais: na saúde, onde as pessoas padecem e/ou perdem suas vidas. No judiciário com processos engavetados e o cidadão sem usufruir do seu direito ou até mesmo sem o direito de saber que não tinha esse direito e na educação provocando atraso no desenvolvimento científico/intelectual e sustentável do nosso pais .

      Resposta
  • 4 de agosto de 2022 em 08:57
    Permalink

    Vergonha , o judiciário do Brasil está cada vez mais PODRE, por conta de alguns safados

    Resposta
    • 4 de agosto de 2022 em 09:25
      Permalink

      Se fosse só o judiciário seria até bom.

      Resposta
      • 4 de agosto de 2022 em 09:48
        Permalink

        Isso só mostra realmente o quanto o judiciário está comprometido com o nosso sistema político e cada vez mais desacreditado em nosso país, cheio de regalias e luxo e a classe menos favorecida passando fome e cada vez mais na miséria.

        Resposta
        • 4 de agosto de 2022 em 11:49
          Permalink

          Realmente aqui no Pará existe muitos acordos entre gestores e Sindicatos. Com Desenbargadores. Gostaríamos de ter uma segurança melhor e acabar com tipo de toma lá da cá. Os Servidores públicos da PMB. Tem pra receber uma perda histórica. Que já perdira a 30 anos. E o poder judiciário sempre votando contra o trabalhador e sem falar que temos outra luta de 2015 até os nossos dias que é o nosso reajuste salarial. Onde os trabalhadores da PMB. Não recebem nem o salário mínimo. O Predeiro comunista Edmilson Rodrigues. Alega que não tem dinheiro pra nos pagar. Mais sempre tira dos Cofres Público da PMB e manda nossos recursos para CUBA

          Resposta
      • 4 de agosto de 2022 em 11:29
        Permalink

        Infelizmente o aparelhamento..está em todos os seguimentos da sociedade..só que p qualquer doença..tem cura..com remédio amargo..e a sociedade constituída tem que criar vergonha na cara..e trocar estes velhacos que estão aí..pois agora e nossa hora de mandar eles. Ficarem em casa ou na cadeia..

        Resposta
    • 4 de agosto de 2022 em 09:26
      Permalink

      Um dos tribunais mais corruptos do Brasil balcão de negócios…. Isso é a prova cabal que para essa raça lula é a melhor opção pq manter a sacanagem o status quo….

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *