Prefeitura de Santarém promove ação ‘Maria da Penha vai a Feira’

Com o lançamento da Campanha Agosto Lilás realizado ontem, 12, as ações de enfrentamento a violência contra a mulher ganharam mais força. Neste sábado, 13, houve a ação ‘Maria da Penha vai a Feira’ que levou à Feira da Cohab informações sobre os tipos de violência contra a mulher e os canais de denúncia. A atividade é uma realização da Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras),através do Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher – Maria do Pará.

A campanha Agosto Lilás tem parceria do Conselho da Condição Feminina, da Vara da Violência Doméstica, do Ministério Público, da Delegacia da Mulher (Deam), do ParaPaz, da Polícia Militar (Patrulha Maria da Penha) e da OAB/Subseção Santarém.
Equipe da Semtras à frente da ação

“É de grande importância a gente vir fazer essas orientações. Sabemos da dificuldade que essas mulheres têm de arrumar tempo para ir até os nossos serviços, e estarmos aqui é muito importante, porque a gente acaba fazendo um despertar para que elas possam nos procurar por conta das orientações recebidas. Vamos continuar no próximo domingo nas feiras do Mercadão 2000 e Aeroporto Velho com o ‘Maria da Penha vai a Feira’ e, teremos ações ‘Maria da Penha vai a Escola’, ‘vai as Empresas’, ‘Maria da Penha Itinerante na região de rios, planalto e quilombola’ ”, observou Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Sandra Santana.

“Sabemos que a cada 7 horas uma mulher é morta no Brasil. Essa estatística é alarmante e o trabalho de divulgação da campanha na feira é importante. Já identificamos alguns casos que iremos acompanhar. Entregamos folders, anexamos cartazes para sensibilizarmos um número maior de mulheres e sensibilizar os homens sobre esse assunto. Se você vive um relacionamento abusivo ou sabe de alguém que esteja nessa situação, denuncie. O Disque 180 é um canal sigiloso para receber as denúncias”, informou a coordenadora do Centro Maria do Pará, Poliana Braga.

A feirante Alcilene Guimarães recebeu as orientações que considerou de extrema importância. “Foi muito bom, é muita gente que não fala, mas é importante para as pessoas saberem seus direitos.”

O fotógrafo José Raimundo Martins também ouviu as orientações e reforçou que violência é crime. “As orientações são muito importantes. É um absurdo o casal ficar brigando, violência é crime. Denuncie.” (Com informações da PMS)

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *