Detran recolhe cerca de 200 veículos com suspeita de roubo ou furto no interior do Pará
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) tem reforçado a fiscalização de veículos irregulares no interior do estado, especialmente de motocicletas. De janeiro a dezembro de 2022, foram recuperados 193 veículos com registro de roubo ou furto nos municípios paraenses.
Até o momento, somente no interior do estado, foram recolhidas motocicletas em mais de 40 municípios, principalmente Abaetetuba, Anapu, Altamira, Viseu, Rurópolis, Mocajuba e Porto de Moz. Nessas cidades, a maioria dos casos refere-se a veículos com a numeração do chassi adulterada, placa encoberta ou modificada.
A ação é resultado da “Operação Duas Rodas”, realizada permanentemente pelo órgão em todo estado com a parceria de outros órgãos de segurança com o intuito de coibir veículos circulando com alguma conduta de risco à segurança da população. Além dos veículos recuperados no ano passado, somente nos primeiros 15 dias de 2023, pelo menos 13 motocicletas foram recolhidas por suspeita de roubo ou furto.
Em Tucuruí, quatro motos roubadas foram recuperadas pelo órgão. Uma delas havia sido furtada ainda em 2014. Na época, o proprietário havia registrado boletim de ocorrência e durante a fiscalização os agentes constataram que o veículo continuava circulando na cidade com o licenciamento em atraso e sem placa.
Somente em Tucuruí, neste início de mês, a “Operação Duas Rodas” recolheu nove motocicletas, sendo duas com o escapamento adulterado, duas com indícios de adulteração nos caracteres de identificação de motor e chassi e as demais com registro de furto.
“A Operação Duas Rodas é direcionada para a fiscalização de motocicletas a fim de coibir essas irregularidades, que têm se tornado uma prática comum identificada nas vias. Temos, inclusive, o intuito de prevenir a ocorrência de acidentes e a garanta da segurança viária”, explica o gerente de fiscalização de trânsito das Ciretrans (Ciretran), Josimar Viana.
Todos os veículos recolhidos pelo Detran são apresentados à delegacia de polícia para os procedimentos cabíveis.
O Impacto com Agência Pará