Santarém – 102 cadeiras de rodas são entregues durante o lançamento do Projeto de Ação em Saúde
Durante o lançamento do Projeto de Ação em Saúde: Neurologia e Terapia Ocupacional, na manhã desta sexta-feira, 6, na quadra da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santarém, a Prefeitura realizou a entrega de 102 cadeiras de rodas, adquiridas com recursos do Ministério da Saúde, de três modelos distintos: de banho BD, ortopédica dobrável e infantil. São confortáveis, desmontáveis e feitas de acordo com a necessidade de cada paciente. Os beneficiários foram previamente selecionados pela central de regulação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A cerimônia de abertura foi dividida em dois momentos emocionantes. Primeiramente, ocorreu a composição da mesa das autoridades, seguida por uma demonstração prática de como as cadeiras de rodas funcionam e, por fim, a tão esperada entrega das cadeiras aos beneficiários.
A dona Ana Maria da Silva ganhou uma nova cadeira de rodas, mais confortável e adaptada às suas necessidades.
“Estou muito feliz! Agora, posso me movimentar com mais facilidade e ir para diferentes lugares. É ótimo porque ela é dobrável e leve. Quero agradecer a Deus, à Apae e à Semsa por essa benção”.
Após essa etapa, foi apresentado o Projeto Ação em Saúde, que tem como objetivo promover a saúde e o bem-estar por meio da neurologia e terapia ocupacional. Esse projeto busca oferecer suporte e assistência adequados às pessoas com necessidades especiais.
Projeto Ação em Saúde
Com foco nos pacientes infantojuvenis de 0 a 15 anos, aguardando a primeira consulta em neurologia e terapia ocupacional, o projeto visa diminuir a lista de espera. Adicionalmente, serão oferecidos serviços em nutrição, pediatria, enfermagem e psicologia. A ação, que terá duração de 5 meses, de outubro de 2023 a março de 2024, é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Semsa, em parceria com a Apae Santarém.
A equipe dedicada ao projeto inclui três médicos neurologistas, um nutricionista, pediatra, terapeuta ocupacional, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, assistente social e dois auxiliares administrativos. O Ministério da Saúde aportou R$ 560.000,00 para a realização dos serviços.
A coordenadora geral de Assistência Social da Apae, Cíntia Xavier, ressaltou a importância significativa do projeto.
“Muitos familiares que acompanham seus filhos conosco têm uma pergunta constante: ‘O que meu filho tem?’ Com a implantação do atendimento de neurologia pediátrica, os especialistas serão capazes de fechar um diagnóstico preciso, o que permitirá que nossa equipe multidisciplinar intervenha de forma mais eficiente. Este projeto é um avanço significativo e marca um momento histórico para nós. Teremos três neurologistas pediátricos atendendo pelo SUS, o que é de extrema importância para o acesso à saúde de qualidade.”.
Os atendimentos acontecerão nas instalações da Apae. Durante o projeto, serão ofertadas 1000 consultas em cada um das seguintes áreas: neurologia, enfermagem, psicologia, assistência social, além de atendimentos por técnicos de enfermagem e auxiliares administrativos. Também serão realizadas 400 consultas em nutrição, pediatria e terapia ocupacional. Metade dos atendimentos é destinada aos residentes de Santarém e a outra metade para municípios vizinhos.
A titular da Semsa, Irlaine Figueira, expressou sua felicidade e gratidão pela parceria com a Apae.
“Essa iniciativa demonstra nosso compromisso com a inclusão e o cuidado com a saúde de todos os munícipes. Agradeço mais uma vez à Apae pela parceria e reforço nosso compromisso em trabalhar juntos para promover uma cidade mais acessível e acolhedora para todos”.
Prestigiaram o evento a secretária municipal de Saúde, Irlaine Figueira; o secretário de Mobilidade e Trânsito, Alberto Portela, representando o prefeito Nélio Aguiar; a coordenadora da Central de Regulação da Semsa, Paula Vinhote; Vania Miranda, assessora de Planejamento e Políticas Assistenciais de Saúde da Semsa; o diretor financeiro da Apae, Vladimir Melo; e a coordenadora geral de Assistência Social da Apae, Cíntia Xavier. Além da equipe da Apae e da Semsa, estiveram presentes os pais, familiares e os pacientes beneficiados. (com informações da PMS)
O Impacto