Santarém é notícia no Jornal da Globo

Por José Ronaldo Dias Campos*

Acordei hoje com Santarém na tela da Globo — infelizmente, não por suas belezas naturais, seu povo altivo ou sua rica história amazônica. No “Bom Dia Brasil”, a manchete foi direta como tapa na cara: a cidade com um dos piores índices de saneamento básico do país.

Sim, amigo leitor. No ranking nacional da dignidade urbana, nossa Santarém amarga lugar de destaque. Nenhuma novidade para quem vive aqui e sente, no asfalto esburacado, no fornecimento de água potável, nas valas que margeiam ruas e becos, o abandono cotidiano.

Eu vivo batendo nessa tecla. Escrevo, denuncio, aponto caminhos. Mas nossas autoridades não ouvem. Moram em Marte. Ou, mais precisamente, em condomínios onde o esgoto é tratado, a água não falta, chega limpa, e a realidade — essa palavra incômoda — é mantida a distância.

A ausência de saneamento básico não é um detalhe técnico: é violação de direitos humanos. É doença, é morte, é indignidade. É o retrato da desigualdade escancarada.

E o mais grave: essa tragédia não é invisível — ela é ignorada.

Investir em saneamento é salvar vidas, prevenir doenças, valorizar a cidade e o futuro. Mas por aqui, seguimos tratando esgoto como assunto de campanha, jamais de gestão. Quando muito, é promessa reciclada a cada eleição.

O Brasil inteiro viu. A vergonha foi nacional. Se isso ao menos enrubecesse os rostos dos responsáveis, já seria um começo. Mas por estas bandas, a vergonha evaporou junto com a dignidade.

Até quando?

3 comentários em “Santarém é notícia no Jornal da Globo

  • 17 de julho de 2025 em 14:36
    Permalink

    Isso não é novidade pra mim e nem para os políticos da nossa cidade, sabemos a muito tempo dessa situação que nosso povo enfrenta essa situação na nossa amada Santarém. Lastimável!!!

    Resposta
  • 16 de julho de 2025 em 21:24
    Permalink

    Sinto informar, Santarém está “nas cinco mais” há mais ou menos 5 anos. Quem sabe as outras cidades que ficam nesse tipo vergonhoso tenham buscado melhorar o seu saneamento, mas Santarém, infelizmente, continua na mesma. Daí o resultado em 2025.

    Resposta
  • 15 de julho de 2025 em 17:04
    Permalink

    Moro no centro e só vive faltando água.
    Esses políticos só visam grana para os bolsos deles.
    Vivem em Narnia, Marte, no pais de Alice.
    Jorge

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *