JOSÉ MARIA LIMA: “O MURO O IBAMA PODE DERRUBAR, MAS MINHA OBSTINAÇÃO DE EMPREENDER DE FORMA LEGAL, JAMAIS O IBAMA DERRUBARÁ”

O advogado, empresário e sócio do empreendimento Quinta da Villa Residence, condomínio de luxo a ser construído em Alter do Chão, usou as redes sociais para demonstrar sua indignação diante da ação do Ibama com apoio da Polícia Federal, em derrubar o muro erguido para delimitar a área do empreendimento.

“Essa é a Alter do Chão que todo empreendedor foge. Há três ações judiciais discutindo o licenciamento e a construção do muro de terreno, que no futuro pretendemos fazer um condomínio fechado. A construção do muro foi licenciada pela Secretaria de Meio Ambiente do Município, mas o Ibama não aceita o licenciamento do Município. E o Ibama nem esperou a decisão final da Justiça Federal e já está lá para derrubar o muro”, disse José Maria Lima, acrescentando:

“O muro o Ibama pode derrubar, mas minha obstinação de empreender de forma legal, jamais o Ibama derrubará”.

Conforme o advogado e empresário, não existe nenhuma ação transitada em julgado, o que significa que as decisões podem ser alteradas.

“O muro não agride em nada o meio ambiente, não é em APP e é um direito previsto no Código Civil do cidadão visando proteger o imóvel com muro ou cercas. E, ainda, o muro foi feito com licença ambiental do Município. Resta saber, se a licença ambiental do município serve para alguma coisa. Mas, contra as metralhadoras e a tirania ambientalista é melhor se proteger. Por que, muro se reconstrói”.

Decisão judicial

Na sexta-feira (10), uma equipe do Ibama, acompanhada da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança, esteve no imóvel, segundo informações, para cumprir decisão judicial que negou mandado de segurança que solicitava suspensão e anulação de um embargo e da ordem de demolição do muro, que deve ser demolido.

Conforme apurado pela reportagem, uma decisão revogou a liminar obtida por José Maria Lima, que havia suspendido a demolição do muro erguido em volta da área do futuro condomínio.

O Impacto

51 comentários em “JOSÉ MARIA LIMA: “O MURO O IBAMA PODE DERRUBAR, MAS MINHA OBSTINAÇÃO DE EMPREENDER DE FORMA LEGAL, JAMAIS O IBAMA DERRUBARÁ”

  • 14 de outubro de 2025 em 11:19
    Permalink

    Aos idiotas mal informados.
    Relatório sobre a amazônia, aumento do desmatamento, aumento de crianças indígenas por causas evitáveis, prevalência do garimpo, aumento dos assassinatos de indígenas.
    Se informar em canais oficiais, mesmo desse governo ladrão, vagabundo e pega nosso avião e vai buscar condenada no Perú para não ser presa e da exílio aqui no Brasil, e mantém idosa na cadeira de rodas presa, mãe de 4, crianças incluindo um bebê presa por passar batom em uma estátua, mas envolvida em corrupção com a mesma empreiteira que ele, essa sim merece ficar solta. o Mandante do assassinato da Marielle também em sua mansão em prisão domiciliar, mas uma mãe não pode.
    o mesmo avião não foi autorizado a buscar o corpo daquela jovem que morreu na Indonésia, mas buscar essa ladrã no Peru e levar esse vagabundo governante a visitar outra vagabunda na prisão na Argentina pode.

    Resposta
    • 14 de outubro de 2025 em 16:17
      Permalink

      Que país é esse?
      porque isso desmando exagerados inconsequentes tem ganhado espaço em meio a corrupção sagaz cheia de usuras e desejos pessoas….
      continuo: Que país é esse????✝️‍‍↕️☺️⛏️⛏️⛏️⛏️⚖️⚖️⚖️⚖️

      Resposta
  • 14 de outubro de 2025 em 10:16
    Permalink

    Decisão judicial neh “meu filho”, não é culpa do Ibama não, a reportagem não detalhou o caso mas percebe-se que há muita irregularidade nesse “empreendimento” que deve ter nome outro nome após medida judicial.

    Enquanto o país seca com falta de chuva, seca de rio e onde de calor, ganha-se dinheiro com desmatamento enquanto isso ainda vale, empreendimento…

    Resposta
  • 12 de outubro de 2025 em 21:04
    Permalink

    SENHOR JOSE MARIA LIMA ENQUANTO TIVERMOS NO PODER O PT E OS CURRUPTOS DA TURMA DO PT ! OS LADRÕES, PARASITAS, PSICOPATAS, COMO AQUELES QUE SE DIZ MINISTROS,PASSANDO POR CIMA DAS LEIS!! SE IMPONDO EM CIMA DE QUEM TRABALHA E FAZENDO DE CONTA QUE DEFENDE O PROLATARIADO/ CLERO O QUE VAMOS VER É ISSO AI…
    PARA A AMAZÔNIA O TAL DO IBAMA NÃO VAI TRABALHAR !! FICA PERSEGUINDO BRASILEIROS QUE EMPREGAM MILHARES DE PROLETARIADOS !!

    Resposta
    • 13 de outubro de 2025 em 09:59
      Permalink

      isso é porque vc meu irmão não molhou o pé da planta aqui no Pará só fociona assim na corrupção

      Resposta
      • 13 de outubro de 2025 em 19:28
        Permalink

        Há quatro anos atrás bastava dar um relógio que você conseguiria desmatar o terreno inteiro.
        Tens que torcer pra esse bando do PT, esses ambientalistas insanos que preferem preservar uma mata ao invés de apoiar construção de condomínio para ricos. Esse pessoal é insano, o Sr. viu que querem taxar os ricos pra beneficiar pobres, onde isso vai parar?

      • 14 de outubro de 2025 em 02:02
        Permalink

        A lei é essa até aqui em SP, não se pode levantar muro em área de divisa com matas preservadas, só nos centros. Se você for fazer o que quer passando por cima das leis é melhor procurar um Afeganistão da vida com bolsonaristas

    • 13 de outubro de 2025 em 21:24
      Permalink

      Parabéns pelo seu comentário.

      Resposta
    • 13 de outubro de 2025 em 21:36
      Permalink

      Você é “Maluco” a Praia é Da Natureza Não Tem Dono Nem Senhor Espero Que a Marinha e Os Órgãos Ambientais Mandem Lhe Prender Caso Você Continue Com Essa Sua “Doidice” Seu Animal.

      Resposta
    • 14 de outubro de 2025 em 08:24
      Permalink

      Será que para algumas pessoas residentes neste País,as LEIS e as AUTORIDADES,construídas e constituídas,não devem ser cumpridas ou respeitadas?Qualquer um faz e fala aquilo que lhe é CONVENIENTE,e os OUTROS? Será que a FAMILIA,contribuiu ou não praticavam ações de OBEDIÊNCIA E RESPEITO ?Querem um Brasil,sem LEIS,RESPEITO AS AUTORIDADES AO DIREITO DO OUTRO.UM BRASIL PARA CADA UM

      Resposta
  • 12 de outubro de 2025 em 20:49
    Permalink

    parece que ele não deu os terrenos dentro do condomínio pra pessoa certa.

    Resposta
  • 12 de outubro de 2025 em 15:20
    Permalink

    É o mesmo que se tornou dono do terreno na Orla de Santarém? Empreendedor… Tem gente que faz escola, mas esse parece que …

    Resposta
    • 12 de outubro de 2025 em 18:12
      Permalink

      hummmmmm…..nesse governo não passa Boiada……..

      Resposta
      • 12 de outubro de 2025 em 22:29
        Permalink

        basta de invaldir e destruir a natureza.

      • 13 de outubro de 2025 em 07:37
        Permalink

        a pessoa responsável pelo texto merece ser autuada. sabendo que o leitor brasileiro lê apenas o título em negrito, age de forma a produzir a desinformação.

      • 14 de outubro de 2025 em 11:00
        Permalink

        dá um dinheiro à eles ou um dos melhores apartamentos que vai construir em paz kkkk

    • 12 de outubro de 2025 em 22:26
      Permalink

      Se o IBAMA disse NÃO é NÃO.
      E a palavra de um órgão Federal vale mais que a de um órgão municipal.
      É derrubar o muro e tocar multa alta no “empresário”
      Simples assim.

      Resposta
      • 13 de outubro de 2025 em 12:17
        Permalink

        Que bom que o IBAMA está cumprindo sua missão, de colocar limites nos que destroem a natureza, e só pensam no lucro.

    • 13 de outubro de 2025 em 10:03
      Permalink

      enquanto o povo continua sendo enganado pelo PT e o Alexandre de moraes o Brasil vai ser essa vergonha quer é

      Resposta
      • 13 de outubro de 2025 em 11:36
        Permalink

        realmente é uma vergonha comprovada desta administração de corruptos.,Tenho dito

      • 13 de outubro de 2025 em 20:09
        Permalink

        A ambição faz qualquer pessoa achar que tudo pode. Infelizmente confundem as leis que a maioria ajudou a produzir! O pior é uma pessoa que se diz advogada e se comporta como um ignorante! Garanto que vem mais por aí!

    • 13 de outubro de 2025 em 14:13
      Permalink

      NESSE GOVERNO AS LEIS É PARA SER CUMPRIDA.

      Resposta
  • 12 de outubro de 2025 em 15:14
    Permalink

    Será que os técnicos do Ibama são desinformados de tal forma que não sabem o que estão fazendo?, não sabem o que é APP?, NÃO SABEM O QUE É DEFENDER O MEIO AMBIENTE? DIZER QUE ESTÁ CERTO até os garimpeiros que destroem muito dizem…

    Resposta
  • 12 de outubro de 2025 em 14:46
    Permalink

    Eu estou no curso certo mesmo… enquanto os dois lados brigam, eu serei o engenheiro florestal que vai ter projetos para agradar a todos. . Opa! Projeto para condomínio? Projeto para reflorestar? Temos. O genitor da minha filha é garimpeiro e eu nunca toquei em ouro… Tem advogado para defender criminoso… Terão a mim para desenvolver dentro da lei e de maneira que agrade aos dois lados.

    Resposta
    • 14 de outubro de 2025 em 01:19
      Permalink

      Que b*st*!!!! Vai ser mais uma charlatã que dribla a lei e o bom senso pra atender interesses de poderosos. Espero que pelo menos o bom senso lhe bata a cabeça ou que seus planos não deem certo….casada com garimpeiro querendo ser engenheira florestal, boa coisa não é……

      Resposta
  • 12 de outubro de 2025 em 10:55
    Permalink

    parabéns IBAMA, isso aí. Continue protegendo o Meio Ambiente.

    Resposta
  • 12 de outubro de 2025 em 08:54
    Permalink

    O livro COMPRA DE IMÓVEIS (ed. GEN/Atlas), cuja 16a estará disponível ainda neste mês, explica essa questão.

    Resposta
    • 12 de outubro de 2025 em 15:14
      Permalink

      Será que os técnicos do Ibama são desinformados de tal forma que não sabem o que estão fazendo?, não sabem o que é APP?, NÃO SABEM O QUE É DEFENDER O MEIO AMBIENTE? DIZER QUE ESTÁ CERTO até os garimpeiros que destroem muito dizem…

      Resposta
      • 13 de outubro de 2025 em 09:46
        Permalink

        tanta coisa para o IBAMA se preocupar! vai ver la na Amazonia os grandes fazendeiros, estão devastando a floresta e o IBAMA só assiste de camarote.

    • 12 de outubro de 2025 em 17:04
      Permalink

      jamais teremos justiça onde os bandidos de colarinho fazem as que eles dizem ser “leis”

      Resposta
      • 12 de outubro de 2025 em 20:25
        Permalink

        Fome de dinheiro…não molhou a mão de alguém, que se derrubei o muro. É muita canalhice.

  • 12 de outubro de 2025 em 06:03
    Permalink

    vcs tem de agradecer a Deus de ter um empresário ainda disposto de envestir na Amazônia legal vez de ajudar ainda vejo gente criticando …..
    …..

    Resposta
    • 12 de outubro de 2025 em 10:19
      Permalink

      a natureza agradece a derrubada do muro, que tenta separar o homem da floresta, reservado espaços públicos aos poucos ricos que irão usufruir

      Resposta
    • 12 de outubro de 2025 em 12:37
      Permalink

      Se Alter do Chão, for jurisdição legal do município de Santarém e Que o órgão Ambiental legal sendo a SEMA e/ou quaisquer que venha expedir uma licença da construção do muro com remissão à Lei Ambiental Federal, não há o que se falar de ilegalidade ambiental.

      Resposta
      • 12 de outubro de 2025 em 16:38
        Permalink

        concordo.

    • 13 de outubro de 2025 em 06:37
      Permalink

      estuda meu filho, estuda, pra nao vir aqui esccrever errado

      Resposta
    • 13 de outubro de 2025 em 06:40
      Permalink

      GANÂNCIA,SÓ GANÃNCIA…esses construtores estao acabando com o clima, aki em sao paulo, jaja nao vai ter como se locomover,de tanta gaiola q estao construindo

      Resposta
  • 11 de outubro de 2025 em 13:43
    Permalink

    Ou o Brasil acaba com o IBAMA, ou o IBAMA acaba com o Brasil

    Resposta
    • 12 de outubro de 2025 em 06:01
      Permalink

      coreto povo brasileiro tira o PT do poder ou o povo vai pagar o presso …..

      Resposta
      • 12 de outubro de 2025 em 09:01
        Permalink

        Presso ???? Misericórdia Valdeci. Volta pra escola….

      • 12 de outubro de 2025 em 15:24
        Permalink

        se todos continuarem assim do vai ter tijolo e areia para comer… e sempre vao querer viajar para um local preservado para ver a natureza. cuidem enquanto ainda tem

    • 13 de outubro de 2025 em 23:46
      Permalink

      acabar com o Brasil foi o projeto dos filhos do Capêtão Bôisatãnauro de vender toda a área litorânea pois o inominável sabe o que é respeito a Natureza

      Resposta
  • 11 de outubro de 2025 em 12:53
    Permalink

    Se tivesse “empreendendo de forma legal”, nem IBAMA, MPE, MPF, Justiça Federal ou STF mandariam derrubar. Tem gente que gosta de estar e agir acima da LEI.

    Resposta
    • 12 de outubro de 2025 em 13:07
      Permalink

      Se observa a matéria públicada o cidadão só tem a licença municipal. Cadê as outras licença? Construiu sabendo tinha quê ter outras licenças… Correu o risco… o resultado foi o que aconteceu.

      Resposta
  • 11 de outubro de 2025 em 10:40
    Permalink

    tem que proibir essa construção nesse terreno, existe tantos outros lugares pra se conseguir.
    não à essa obra.

    Resposta
    • 12 de outubro de 2025 em 07:06
      Permalink

      Ele está certo. quem está errada é polícia que ainda não deu uma cadeia nele.

      Resposta
      • 12 de outubro de 2025 em 12:26
        Permalink

        As tecnologias e conhecimento científico estão aí para provar que na Amazônia pode-se produzir riquezas deixando a floresta de pé.
        Desejamos sim empreendimentos, mas é indispensável que sejam ambientalmente corretos.
        Não se enganem. A floresta no chão compromete a saúde de populações amazônicas e não amazônicas, além dos seguimentos economicos que dependem dos serviços ambientais que ela proporciona (chuva, equilíbrio climático, contenção de agentes patogênicos, etc).

    • 12 de outubro de 2025 em 10:49
      Permalink

      sabe que e ilegal ,e aquilo se colocar colou se liga Aderbal…..

      Resposta
      • 13 de outubro de 2025 em 09:27
        Permalink

        Tem alguns bois des –
        garrados que ainda não entenderam: Existem leis pra serem cumpridas e lugar de bandidos é na papuda. Empresários são bons, só quando estão lucrando absurdos e pagando salários de fome.
        São bandidos feudais da
        atualidade.

  • 11 de outubro de 2025 em 10:22
    Permalink

    Recebemos o comentário de Roberta Chaves e publicamos a seguir: “Esse não merece o meu respeito… a obstinação dele deveria para explicar o sumiço daquele “fundo” na gestão dele…. Me poupe dessa ironia… Alô IBAMA/ PF…tem outros muros para serem derrubados…”

    Resposta
    • 14 de outubro de 2025 em 11:05
      Permalink

      meu amigo, pegue sua grana e vá investir no Paraguai ou Uruguai. o Brasil não merece seu desgaste…..

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *