ESCOLA DA FLORESTA SERÁ REFERÊNCIA EM SUSTENTABILIDADE COM APOIO DO SEBRAE E DA PREFEITURA DE SANTARÉM

Uma comitiva de integrantes da missão técnica Sebrae Conecta: Economia Verde e Empreendedorismo do Futuro visitou, na última sexta-feira (17), a Escola da Floresta, espaço educacional mantido pela Prefeitura de Santarém. A visita fez parte de uma série de iniciativas do Sebrae que espera fortalecer a bioeconomia na região do Baixo Amazonas através do suporte a cadeias de produção sustentável ligadas à biodiversidade.

O projeto-piloto iniciado em 2024 apoia 179 empreendimentos nos municípios de Santarém, Alter do Chão, Belterra e Mojui dos Campos. As ações vão desde o turismo de base comunitária até biotecnologia, biofármacos, quintais agroflorestais e extrativismo.

O encontro permitiu aos participantes conhecerem a estrutura da Escola. Eles também participaram de uma ação simbólica onde mudas de árvores nativas da Amazônia foram plantadas. Projetos voltados ao desenvolvimento com apoio do poder público local também foram discutidos.

Para o gerente regional do Sebrae, Paulo Dirceu, o empreendedorismo verde é um caminho sem volta pois o entendimento a respeito do desenvolvimento sustentável e a educação ambiental são essenciais para os novos modelos de negócio e todo esse processo de educação precisa começar na escola.

Vinculada à Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Escola da Floresta funciona como um espaço de educação e vivência ambiental para alunos da rede pública e é um esforço da gestão municipal para integrar em um só espaço o ato de educar e a conscientização para a preservação ambiental

O Sebrae também mantém parceria com a rede municipal por meio do programa Educação que Transforma, que leva temas relacionados ao empreendedorismo para o ambiente escolar. A proposta, segundo a entidade, pode ser adaptada para fomentar práticas sustentáveis em outras regiões da Amazônia.

A visita técnica integra um esforço do Sebrae para ampliar o impacto do Projeto Bioma Amazônico, que será apresentado como vitrine de soluções sustentáveis na COP30, prevista para ocorrer em Belém em 2025. A iniciativa envolve capacitações, mentorias, abertura de mercado e apoio à inovação em comunidades amazônicas.

Participaram da visita o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, o diretor técnico da instituição, Bruno Quick, o gerente regional no Baixo Amazonas, Paulo Dirceu, além do secretário municipal de Educação de Santarém, Nilton Araújo. Também integraram a comitiva os enviados especiais da COP30, Sérgio Xavier, representante do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, e Philip Yang, especialista em soluções urbanas.

Por Rodrigo Neves com informações da Prefeitura Municipal de Santarém

Imagem: Reprodução/Prefeitura Municipal de Santarém

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *