UFOPA ABRE 2.014 VAGAS EM 59 CURSOS NO PSR 2026
Com mais de oferecendo 2.000 vagas em 59 cursos de graduação distribuídos entre os campi da instituição na região oeste do Pará, a A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) abriu na última semana as inscrições para seu Processo Seletivo Regular Unificado 2026 (PSR/2026). A seleção é direcionada a estudantes que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2022 e 2025.
De forma gratuita, as inscrições devem ser feitas online entre os dias 16 de outubro de 2025 e 16 de janeiro de 2026. A seleção utilizará a maior nota obtida pelo candidato em qualquer uma das quatro edições do Enem dentro do período estabelecido. O cálculo será feito pela média aritmética das cinco provas do exame.
Para a edição 2026 do PSR, foram criados 14 novos cursos, que incluem Jornalismo e Turismo, como parte de um esforço da universidade de ampliar o acesso às mais variadas áreas de conhecimento, além de fortalecer vocações regionais.
Um dos principais diferenciais do processo seletivo é a bonificação de 20% sobre a média final para candidatos que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas (públicas ou privadas) situadas nos 21 municípios de abrangência da Ufopa, incluindo Santarém, Almeirim, Jacareacanga, Novo Progresso, Mojuí dos Campos e outras cidades historicamente afastadas dos grandes centros de ensino superior.
A política visa não apenas ampliar o acesso, mas também valorizar a permanência de talentos locais na região, reforçando o papel da universidade como agente de desenvolvimento regional.
Cotas e ações afirmativas
Seguindo a legislação federal, o PSR/2026 reserva 50% das vagas para o sistema de cotas, destinadas a estudantes oriundos de escolas públicas. Dentro desse universo, há recortes específicos para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PcD).
Para garantir a lisura do processo, a universidade realizará procedimentos de heteroidentificação e perícia médica conforme exigido para os grupos correspondentes.
Sobre as vagas e áreas
- 1.332 vagas nos cursos da sede, em Santarém
- 682 vagas nos cursos ofertados nos demais campi regionais
- Engenharias: Civil, Produção, Minas, Mecânica, Sanitária e Ambiental
- Licenciaturas: Matemática, Física, Química, Letras, Pedagogia, História, Geografia, Biologia
- Bacharelados: Direito, Administração, Contabilidade, Medicina, Jornalismo, Farmácia, Ciência da Computação, Agronomia, Zootecnia
- Cursos interdisciplinares: Ciência e Tecnologia, Ciências da Terra, Ciências Agrárias
Com sede em Santarém, a Ufopa tem campi em outros sete municípios da região como Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná e Rurópolis e mantém sua política de expansão e interiorização do ensino superior federal.
Por Rodrigo Neves com informações da Ufopa
O Impacto


