PRÍNCIPE WILLIAM SEM JANTAR AMAZÔNICO: SAULO JENNINGS RECUSA CONVITE POR “EXIGÊNCIA VEGANA”
Eesta semana, a decisão do renomado chef Saulo Jennings em recusar um convite feito pelo Príncipe William repercutiu nos principais sites de notícias do Brasil. Dono de restaurantes em Santarém, Belém, Rio de Janeiro e São Paulo, o chef paraense defendeu a culinária amazônica e preferiu não assinar o menu vegano, exigido pelo herdeiro aparente ao trono do Reino Unido.
O motivo principal por trás da decisão de Saulo está relacionado ao que seria contraditório: o chef paraense é reconhecido por seus pratos preparados com produtos típicos da região amazônica, como o peixe, e ignorar isso é, para ele, um desrespeito às suas origens.
Apesar de depois da repercussão gigante em torno da frase “tô fora” em um comentário feito por Saulo nas redes sociais, ele fez questão de se explicar e reafirmar, é claro, com mais cautela, sua decisão. O pronunciamento foi feito em entrevista ao Jornal O Globo.
“Eles insistiram muito em ser 100% vegano e eu não estava confortável com isso. Não faria sentido para mim, pois minha missão sempre foi levar a comida amazônica e sustentar a culinária que representa meu povo e minha terra”, disse Jennings. Embora a demanda para criar um cardápio vegano tenha sido um desafio, o chef deixou claro que sua recusa não se deve a uma oposição à comida vegana.
“Eu não tenho nada contra o veganismo, ao contrário, fui um dos primeiros a incluir opções veganas no cardápio de um restaurante especializado em peixe há mais de 16 anos”, afirmou.
O menu seria preparado para 700 pessoas, e seria servido durante o Prêmio Earthshot, evento que ocorrerá no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Pelo grande número de convidados, o empresário acreditou que poderia negociar a exigência, preparando um menu opcional para quem não fosse vegano.
“Não acredito que todos os 700 convidados sejam veganos. A meu ver, pelo que tenho visto de várias delegações que estarão na COP30, eles têm medo e um certo preconceito da nossa comida. Às vezes não é nem porque a pessoa seja vegana. É receio mesmo! Este é o meu sentimento”, disse.
Apesar de toda a polêmica em torno da recusa, Saulo Jennings continua promovendo a culinária amazônica no cenário internacional, recentemente levando suas criações a eventos globais como a COP 28 Dubai, Brasil em Sabores, Cúpula do Mercosul e Encontro do G20. Não por acaso, é Embaixador Gastronômico da ONU Turismo.
Não é a primeira vez que o chef paraense ganha destaque internacional pelo seu talento gastronômico. Em 2023, o Rei Charles III se surpreendeu positivamente ao provar pratos como pato no tucupi, peixe com musseline de macaxeira e cordeiro temperado com ervas amazônicas, servidos durante a festa que antecedeu a coroação do monarca, no Palácio de Buckingham, na Inglaterra.
Para Saulo, a atitude de recusar a assinatura do cardápio, durante o evento criado pelo príncipe de Gales, faz parte de um propósito. “É sobre missão! No meu caso, tenho um propósito, que é levar a culinária da Amazônia onde eu puder. E a culinária da Amazônia é tudo o que vem dos rios e da floresta, incluindo o peixe. Tentei, ao máximo, uma negociação. Mas não rolou”, desabafou.
Por Israel Mendes
O Impacto


