EM SANTARÉM, 35ª MOSTRA DE TEATRO INICIA COM SARAU NA CASA DA CULTURA

Começou na sexta-feira (24) a 35ª Mostra de Teatro de Santarém, um dos eventos culturais mais tradicionais do oeste do Pará. A abertura foi com um Sarau Cênico-Cultural realizado na área externa da Casa da Cultura, reunindo artistas de diferentes linguagens em performances, música e poesia.

Com o tema “Arte, Meio Ambiente e Clima” e o lema “Nossa ancestralidade em cena”, a edição de 2025 propõe um diálogo entre teatro, sustentabilidade e justiça climática, especialmente em um ano em que o Pará e a Amazônia se preparam para sediar a COP 30, conferência global sobre o clima.

Artista homenageado:

Este ano, a Mostra de Teatro de Santarém homenageia o ator, professor e historiador Alenilson Ribeiro, um dos precursores do movimento teatral no município e figura fundamental na formação de gerações de artistas.

Para ele, o reconhecimento vai além do individual: “Ser homenageado nesta mostra significa também o coletivo, porque essa mostra é feita de coletivo. Santarém é esse celeiro das cênicas, das artes, e a arte precisa ser valorizada porque transforma a sociedade, principalmente quando está discutindo nossa ancestralidade em cena.”

Programação descentralizada:

A coordenadora da Mostra, Márcia Correia, ressaltou o esforço para levar o teatro a diferentes espaços da cidade.

> “Com muita satisfação, estamos iniciando a 35ª Mostra de Teatro de Santarém. Serão nove dias de espetáculos diversificados, organizados de forma descentralizada para ocupar vários espaços, como a Casa da Cultura, escolas, quilombos e praças, tudo para levar à população santarena a arte do teatro.” – disse.

O presidente da ATAS, Mourrambert Flexa, explicou que a programação foi pensada para alcançar públicos diversos.

> “Estamos iniciando com todo esse movimento, com o Sarau Cênico-Cultural. A Mostra vai até o dia 1º de novembro, com várias atividades e entrada gratuita. Teremos comédias, contação de histórias, teatro infantil e espetáculos que abordam o tema ‘arte, meio ambiente e clima’.”

Já o diretor executivo da associação, Janderson Pereira, lembrou que o evento também é uma celebração da memória teatral de Santarém.

> “A Mostra deste ano foi preparada há algum tempo para tratar da ancestralidade e da nossa cena teatral. Queremos resgatar a história do teatro em Santarém, desde os antigos que fundaram o Theatro Victória até a criação da própria Mostra, e levar essa memória a diferentes espaços da cidade.”

Teatro como expressão e resistência:

A artista Luciene Santos, moradora de Alter do Chão, acompanha a Mostra desde as primeiras edições. Para ela, o evento representa emoção, resistência e identidade.

> “O teatro é uma forma de expressar o que temos dentro de nós. Ele emociona, transmite mensagens e resgata nossa ancestralidade. Para mim, teatro é vida e resistência.” – confirmou.

Apoio e valorização da cultura:

A secretária municipal de Cultura, Pricila Castro, reforçou a importância da parceria entre os artistas e o poder público.

“É um projeto lindo, que envolve muitos grupos e trabalhadores da cultura. A Secretaria, além do apoio institucional, ajuda na produção porque entende que o teatro é fundamental. Esses fazedores de cultura precisam de suporte para se fortalecerem a cada ano. A descentralização e a democratização da cultura são marcas dessa Mostra.” – disse

O presidente da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS), Renato Sussuarana, também comemorou a edição da Mostra e a valorização dos artistas da região.

“É uma satisfação muito grande prestigiar a Mostra de Teatro de Santarém. Meu pai trabalhou muito com teatro, criou muitas peças, como Olho de Boto, apresentada por diversos grupos aqui presentes. Isso nos enche de orgulho.”

Programação gratuita e diversificada

Pela primeira vez, toda a programação será gratuita, garantindo acesso do público a todos os espetáculos e atividades. A Mostra segue até o dia 1º de novembro em diferentes pontos da cidade.

Realizada pela Associação Cultural dos Artistas, Produtores e Técnicos das Artes Cênicas do Tapajós (ATAS), em parceria com o Ponto de Cultura Teatro e Cidadania e a Secretaria Municipal de Cultura (Semc), a Mostra foi contemplada no PNAB Santarém Ciclo 1 – Edital Multilinguagens 01/2025, na categoria Artes Cênicas.

Fonte: Ascom/ Mostra de Teatro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *