RECUPERAÇÃO EMERGENCIAL DA ORLA DE SANTARÉM AVANÇA E ATINGE 60% DE EXECUÇÃO

Na última terça-feira (28) as obras emergenciais na orla de Santarém atingiram 60% de conclusão. Executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), as intervenções têm como objetivo conter os danos causados pela erosão e desgaste natural do tempo, além de garantir a estabilidade do muro de arrimo através de estruturas de gabião (blocos metálicos preenchidos por pedras), que sustenta o local. Com isso, se espera uma maior estabilidade que evitará deslizamentos e o comprometimento da base em contato com o rio e suas variações em períodos de cheia.

Os trabalhos de restauro também incluem a recuperação completa do sistema de drenagem pluvial que há anos apresenta obstruções e por isso comprometia o escoamento de águas das chuvas. De acordo com a Seminfra, o novo sistema redirecionará e canalizará a drenagem para um único ponto de saída, o que evitará acúmulos de água e resíduos que provocam danos à pavimentação e passeio público.

A Prefeitura também encaminhou ao Ministério das Cidades o projeto definitivo de requalificação da orla da cidade, estimado em R$ 50 milhões. O plano foi reformulado para atender a critérios de acessibilidade, permitindo que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida circulem com autonomia por toda a extensão do espaço.

O projeto apresentado prevê a reconstrução do trecho entre o Mascotinho e a Praça Gigi Alho, com novas calçadas acessíveis, paisagismo, mobiliário urbano e iluminação moderna. Também estão incluídas obras de recuperação em áreas historicamente afetadas por afundamentos, como o entorno da Caixa Econômica Federal e a lateral do Terminal Fluvial Turístico (TFT), até a escadaria de acesso aos barcos.

Com as intervenções, a Prefeitura de Santarém reforça o compromisso de investir em infraestrutura e qualidade urbana. A orla, que é um dos principais símbolos de Santarém, passa por uma transformação que espera prover a segurança de moradores, comerciantes e visitantes que frequentam o local, além de acessibilidade e valorização do patrimônio público, preparando o município para uma nova fase de desenvolvimento e turismo sustentável.

Espera-se que os serviços estejam finalizados até novembro.

 

Por Rodrigo Neves com informações da Prefeitura Municipal de Santarém

 

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *