PACIENTES DENUNCIAM ATENDIMENTO ONCOLÓGICO DO HRBA, EM SANTARÉM

Pacientes com câncer relataram atrasos e tratamento desrespeitoso durante atendimento no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém. Segundo as denúncias, feitas ao Jornal O Impacto, muitos pacientes estão esperando há meses pelo início do tratamento especializado.

Um dos denunciantes, identificado como João Pereira, relatou que um exame agendado para as 13h exigia jejum de oito horas e chegada com 30 minutos de antecedência, mas o paciente afirma ter permanecido no local desde o meio-dia e às 14h ainda não havia sido atendido.

No relato recebido pela reportagem, o paciente afirma que, além da demora, sofreu provocações e ofensas por parte de um membro da equipe — acusações que ele classificou como falta de respeito para com idosos e pessoas em tratamento oncológico.

Outro paciente que enfrenta o mesmo descaso é Gilcierre dos Santos, que afirma ter sido expulso da unidade hospitalar, mesmo estando em meio a um delicado tratamento de saúde. “Eu não estava ali em vão. Estou doente, tenho laudos e exames. Não quero causar confusão, só quero continuar meu tratamento com dignidade”, declarou com voz embargada.

Na quarta-feira (29), o Governo do Pará divulgou que o Hospital Regional do Baixo Amazonas está entre os 15 melhores do país no Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2025, porém, títulos como esse contrastam muito com a realidade do serviço que é prestado aos usuários. Se antes o HRBA era referência e um dos melhores do país, hoje chega a ser até irônico a gestão estar nas mãos de um Instituto que se chama “Mais Saúde”.

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *